Prefeitura de Vinhedo

  • Esportes e Lazer

    + Notícias

    Prefeitura define calendário e regulamentos das competições de futebol e futsal do 2º semestre

    A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, definiu o calendário e os regulamentos das competições do segundo semestre. A janela de transferência e inscrição para as principais competições de futebol e futsal da cidade foram abertas nesta segunda-feira, 17.

    As equipes que já participaram da competição no ano anterior não precisam realizar cadastro. Já as equipes que vão disputar pela primeira vez precisam obrigatoriamente abrir cadastro para garantir o espaço no BID, onde poderá incluir os seus atletas.

    Os atletas que vão se transferir de uma equipe para outra podem fazê-lo uma única vez, dentro do prazo estipulado em cada regulamento. Já a inscrição de atletas que não estão em nenhuma equipe poderá ser realizada até durante a competição, cada uma com um prazo diferenciado e estipulado em regulamento.

    Novidades
    As novidades para o segundo semestre, visando maior qualidade técnica, equilíbrio, transparência e dinamismo são:

    Geral:

    – Vínculo com a cidade por moradia: não será mais aceito contrato de aluguel como comprovante de vínculo, bem como conta de água e energia elétrica. Para cumprir este item, o atleta deverá ter o Cartão SIM em seu nome.
    – Vínculo trabalhista com a cidade: não será mais aceito contrato de trabalho e prestação de serviço. Para cumprir este item, o atleta deverá ter carteira de trabalho devidamente registrada ou MEI registrado em Vinhedo com as obrigações tributárias e trabalhistas em dia. Além disso, o tempo de registro mínimo aumentou de 6 para 8 meses.

    – O vínculo estudantil continua  o mesmo, tendo obrigatoriedade de 70% de presença, assim como o vínculo com proprietário de terreno ou imóvel no município.
    – A novidade no vínculo com município será o atleta que nasceu na cidade de Vinhedo, que será considerado atleta da cidade.

    Julgamentos e irregularidades:

    O regulamento também prevê responsabilidade civil e criminal das informações fornecidas para a disputa das competições, e a principal alteração será de que para obter uma documentação da equipe adversária basta solicitar por escrito a qualquer momento através do pagamento de uma bola oficial.
    A SEL também prevê nas competições do segundo semestre reuniões técnicas e disciplinares específicas provocadas ou não pelas equipes, sendo  registradas por ata e se, acatadas pela SEL, terão efeito imediato.

    Principais regras das competições:

    Copa Vinhedo de Futebol Amador:
    4 atletas de Fora
    Inscrições durante toda primeira fase
    Futebol SuperMaster

    5 de fora com 50 anos ou mais
    Até 3 jogadores de 48 a 50 anos com vínculo com a cidade, sendo que para cada atleta de 48 ou 49 anos exclui-se uma vaga de atleta de fora, incluindo goleiro.
    Goleiro de 45 a 47 anos obrigatoriamente do município

    Futebol Veteranos
    Sem alterações (exceto as alterações gerais mencionadas acima)

    Futsal Série Ouro
    2 atletas de fora
    2 equipes rebaixadas

    Futsal Série Prata
    2 atletas de fora
    4 equipes sobem para a primeira divisão (Série Ouro)
    Nenhuma equipe será rebaixada (Para que no próximo ano tenha 10 na Ouro e 16 na Prata, a Bronze será livre)

    Futsal Feminino
    2 atletas de Fora
    Idade Mínima 15 anos completos ou a completar em 2017

    Futsal Veteranos
    Acima de 35 anos
    2 atletas de Fora
    Goleiro de 33 anos obrigatoriamente do município.