Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Meio ambiente e urbanismo

    + Notícias

    Área que abrigará o Parque da Capela passa por limpeza e terraplanagem

    Em breve ocorrerá a licitação para o início das obras; a determinação é para que a implantação seja viabilizada não somente com recursos próprios, mas também por meio de parcerias e termos de acordo com empresas






    Parque da Capela

    Teve início nesta semana o processo de limpeza completa e terraplanagem da área que abrigará o Parque da Capela, obra da Prefeitura de Vinhedo. O terreno tem 75 mil m2 e está localizado entre a Rua João Edueta, que liga o bairro à Rodovia Miguel Melhado Campos, e o Rio Capivari, no Jardim Paineiras.

    “O Parque da Capela será uma espécie de pulmão na região mais populosa de Vinhedo, assim como temos as represas e outros pontos verdes, que nos qualificam como Município Verde-Azul. Será um espaço ecológico, mas também uma importante área de recreação e de utilização pelos moradores para atividades como caminhadas e lazer em família”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    As máquinas ficarão no local nas próximas semanas retirando o mato e fazendo o nivelamento para que, em breve, após a licitação, comecem as obras de implantação das benfeitorias.

    O trabalho de limpeza e terraplanagem faz parte de um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) junto a uma empresa, ou seja, sem custos para a Administração Municipal, dentro da linha de austeridade determinada pelo prefeito Jaime Cruz.

    A determinação é para que as obras também sejam viabilizadas por meio de parcerias e termos de acordo com empresas, isso por conta das dificuldades de arrecadação que não apenas Vinhedo, mas praticamente todas as cidades enfrentam. Neste sentido, a Prefeitura já dispõe de R$ 575 mil, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mediado pelo Ministério Público, junto a uma empresa privada. Há também R$ 200 mil do orçamento municipal para esta finalidade.

    O Parque da Capela contará com lagos, pista de caminhada, academia ao ar livre, parque infantil, quadras poliesportivas, ciclovia, sanitários, praça de alimentação, deck, pergolado e uma fonte interativa.