Prefeitura de Vinhedo

  • Educação

    + Notícias

    Convênio firmado entre a Prefeitura e a UNIVESP para universidade pública virtual em Vinhedo atrai mais de mil candidatos

    Concorrentes para as 200 vagas dos quatro cursos oferecidos pela primeira universidade pública da cidade participam do processo seletivo neste domingo, que ocorre em três escolas do município






    O convênio firmado entre a Prefeitura de Vinhedo e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) para permitir o amplo acesso da população a cursos de nível superior, com a criação de um polo educacional na cidade, atraiu 1.060 candidatos para os cursos que serão oferecidos no município a partir de agosto, totalmente gratuitos.

    O processo seletivo acontece neste domingo, 23, e os concorrentes disputam 200 vagas distribuídas nos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática e Pedagogia. São 50 vagas por curso, que terão padrão de qualidade das universidades públicas paulistas USP, UNESP e UNICAMP, inclusive quanto aos professores. Os candidatos devem consultar seus locais de prova no endereço www.vestibularunivesp.com.br/local-prova/.

    “Hoje o sistema de ensino EAD está consolidado e se tornou uma grande oportunidade para que muitas pessoas possam cursar uma universidade de alto nível, se preparando para o mercado de trabalho. Esse convênio, que tem validade de cinco anos, é uma conquista muito importante para Vinhedo”, afirma o prefeito Jaime Cruz.

    O convênio para a vinda da UNIVESP para Vinhedo foi firmado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Será a primeira universidade pública da cidade.

    As aulas em Vinhedo serão no período noturno, com aulas presenciais quinzenais de acordo com o curso: Engenharia de Computação (comparecimento ao polo às quartas-feiras), Engenharia de Produção (comparecimento às quintas-feiras), Licenciatura em Matemática (comparecimento às terças-feiras) e Pedagogia (comparecimento às segundas-feiras).

    O polo Vinhedo funcionará na Avenida Independência, no prédio anexo ao CEI Pica-Pau. Ficará aberto todos os dias, no período noturno, para dúvidas, acesso a computadores etc.

     

    Sobre a UNIVESP

    A UNIVESP é uma instituição exclusivamente dedicada à Educação a Distância (EAD). Criada em 2012 como a quarta universidade estadual paulista, trata-se de uma Fundação mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC para o oferecimento de cursos a distância.

    O primeiro vestibular da universidade aconteceu em 2014 com oferta de 3.330 vagas para graduação em Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, assim como licenciaturas em Matemática, Física, Química e Biologia. No ano de 2016, foi realizado um novo processo seletivo com disponibilidade de 918 vagas para uma segunda turma de Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Hoje, além desses seis cursos de graduação, também oferece cursos de especialização para a formação docente no ensino mediado pelas tecnologias.