Prefeitura de Vinhedo

  • Cultura e Turismo

    + Notícias

    Prefeitura exibe a exposição “O barro e suas possibilidades”, com trabalho de alunos das Oficinas Culturais

    O saguão do Centro Cultural, unidade Centro, exibe a exposição “O barro e suas possibilidades”, com peças confeccionadas por alunos do Curso de Cerâmica e Esmaltação das Oficinas Culturais da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

    São peças artísticas com diferentes temas, com figuras humanas, abstratas, sacras e utilitários. Todas passaram pelo processo da concepção, técnicas de modelagem e a queima no forno.  Algumas receberam acabamento em esmalte e outras estão apenas em terracota.

    Os alunos que expõem seus trabalhos são crianças de 8 anos a adultos da terceira idade. O arte educador Rogério Antônio Carvalho Silva afirma que a arte da cerâmica pode ser desenvolvida por todo segmento etário e os benefícios, assim como toda forma de arte, podem chegar a ser terapêuticos.

    Rogério é formado em Desenho Industrial, com habilitação em projeto de produto e há 11 anos se dedica à arte cerâmica, se especializando em cursos no Brasil e exterior. Atualmente, estuda objetos cerâmicos sonoros e esmaltação.

    Nas aulas, os alunos também têm uma vivência com relação aos esmaltes, descobrindo suas próprias pigmentações, através de mesclas variadas, chegando a resultados únicos e personalizados.

    A secretária de Cultura e Turismo, Claudinéia Vendemiatti Serafim, acredita que a exposição dos trabalhos dos alunos serve para incentivá-los a permanecer na busca pelo aprimoramento de seus trabalhos, bem como pelo seu enriquecimento pessoal e cultural.

    A exposição permanece até o dia 18 de agosto, no saguão do Centro Cultural, podendo ser visitada das 9h às 21h.

    Aos interessados em participar do curso de Cerâmica, ainda existem vagas. Para isso, podem entrar em contato pelo telefone 3876 5393 e 3876 1333 e se informar sobre os horários disponíveis.