Prefeitura de Vinhedo

  • Prefeito

    + Notícias

    Durante evento com o governador, prefeito assina convênio para a instalação de universidade pública virtual em Vinhedo

    Município terá um dos 100 polos da UNIVESP no Estado; curso é totalmente gratuito e as aulas estão previstas para começar no dia 21






    IMG_1967

    O prefeito Jaime Cruz participou na manhã desta segunda-feira, 7, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, durante evento com a presença do governador Geraldo Alckmin, da oficialização, através da assinatura de um convênio, da instalação de um polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) em Vinhedo, com cursos totalmente gratuitos.

    Acompanharam o prefeito Jaime Cruz no evento o secretário municipal de Educação de Vinhedo, Gilberto Lorenzon, e o presidente da Câmara, vereador Nil Ramos. “Assinamos o convênio com a primeira universidade virtual do Estado de São Paulo, a UNIVESP. Em Vinhedo, foram mais de mil pessoas que fizeram o vestibular. Agora, neste mês de agosto, começamos as aulas. Serão 200 alunos em quatro cursos diferentes. Nós temos uma universidade gratuita para o povo de Vinhedo”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    “Cumprimento o Jaime, todas as lideranças e amigos e amigas de Vinhedo e dar os parabéns à universidade em Vinhedo, pública, gratuita e de qualidade. Ensino à distância pra quem também precisa trabalhar, poder fazer licenciatura e engenharias numa grande conquista numa boa parceria com o município”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

    Durante o evento, além do governador, o prefeito esteve também com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França; com o presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris; e com o professor Ricardo Bocalon, diretor Administrativo e de Expansão da UNIVESP.

    O vestibular para os quatro cursos que serão ministrados em Vinhedo –  Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática e Pedagogia – reuniu 1.060 candidatos para as 200 vagas. O polo Vinhedo funcionará na Avenida Independência, no prédio anexo ao CEI Pica-Pau. Ficará aberto todos os dias, no período noturno, para dúvidas, acesso a computadores etc.

    Segundo Maria Alice Carraturi, presidente da UNIVESP, a divulgação da primeira chamada dos aprovados será nesta terça-feira, 8, e as matrículas deverão ser realizadas entre os dias 9 e 11, nos próprios polos escolhidos pelos estudantes. O início das aulas deverá ocorrer dia 21.

     

    A UNIVESP

    Ao todo, a UNIVESP assinou convênio com 38 prefeituras paulistas para a instalação de polos da instituição, somando agora 100 pontos com presença em 63 cidades. Trata-se de uma instituição exclusivamente dedicada à Educação a Distância (EAD).

    Criada em 2012 como a quarta universidade estadual paulista, trata-se de uma Fundação mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC para o oferecimento de cursos a distância.

    A universidade, única 100% a distância do Brasil, atraiu 80 mil inscritos neste último vestibular, que disputaram 16 mil vagas. A instituição mantém parceria com a USP, a UNESP, a UNICAMP e o Centro Paula Souza para desenvolvimento do conteúdo.