Prefeitura de Vinhedo

  • Lei Orçamentária Anual

    deixe aqui suas sugestões
  • Meio ambiente e urbanismo

    + Notícias

    Estudo do Consórcio PCJ coloca Vinhedo em 1º na RMC em arborização urbana

    A Prefeitura promove ações permanentes, como a doação de mudas aos moradores e orientação sobre o manejo correto da vegetação






    IMG_8477

    A partir de um estudo realizado pelo Consórcio PCJ (Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), foi criado o IFU (Índice de Floresta Urbana), que calcula o tamanho de área verde dentro dos espaços que já estão urbanizados. A lista avaliou 67 municípios que estão inseridos nas bacias hidrográficas dos rios PCJ, incluindo a RMC (Região Metropolitana de Campinas), área na qual Vinhedo ficou em 1º lugar.

    “Podemos ver a partir desse estudo o resultado do todo trabalho que vem sendo realizado na área ambiental em Vinhedo. Não por caso, fomos considerados pelo Estado como Município Verde Azul por oito vezes consecutivas, e estamos pré-certificados para conseguir a classificação mais uma vez”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    Para medir o IFU, foram utilizadas imagens de satélite e considerada a capacidade que as árvores em áreas urbanas têm para reduzir a temperatura das cidades e absorver água das chuvas. O índice vai de 0 a 2, sendo 2 a nota mais alta de arborização. Vinhedo registrou o índice 1,71. Considerando os 67 municípios avaliados, ficou na 10ª posição. Foi constatado ainda que mais de 60% da área total dos municípios listados pode ser usada para reflorestamento.

     

    Ações ambientais

    A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza procedimento de análise de manejo de exemplares arbóreos, com orientações aos moradores sobre poda, corte e doação de mudas, com vistorias in loco.

    Somente são autorizados casos justificados por meio de risco, garantia da acessibilidade aos transeuntes ou por falta de alternativa técnica de projeto, gerando posteriormente obrigação de compensação ambiental, conforme previsto na legislação vigente.

    Na aprovação de novos empreendimentos imobiliários é exigida pela municipalidade a implantação de arborização urbana com calçada ecológica. É encaminhado ao requerente modelo de calçada com locação de faixa gramada de para alocação das árvores.

    A Prefeitura promove também a doação de mudas à população em geral, totalizando no ano de 2016 e 2017 mais de 1000 mudas nativas, indicadas para arborização urbana.

    São realizadas, anualmente, ações de educação ambiental junto a órgãos públicos, privados, associações de bairro, entre outros, com plantio de mudas para arborização urbana, totalizando no ano de 2016 e 2017 mais de 360 mudas nativas, em praças, calçada e parques.

    Além disso, desde 2015, a municipalidade intensificou ação em áreas verdes e recuperação de áreas de preservação permanente com plantio de mais de 10 mil mudas nativas, visando ampliar o espaço verde municipal.