Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Transportes e Defesa Social

    + Notícias

    Prefeitura promove a segurança das escolas municipais com ação estratégica da Guarda Civil Municipal

    Por meio do Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), a GCM promove a travessia dos alunos nos pontos mais críticos e também outras ações voltadas à segurança interna e externa das unidades educacionais






    IMG_2018

    A Prefeitura de Vinhedo é uma das poucas da região a propiciar, dentro da estrutura da Guarda Municipal, órgão da Secretaria de Transportes e Defesa Social, que haja um grupo específico para cuidar da segurança nas imediações das escolas municipais, principalmente com relação à travessia dos alunos, trabalho que é feito de forma planejada e estratégica através do PAE (Patrulheiro Amigo da Escola).

    “Não nos preocupamos somente com a qualidade do ensino que oferecemos aos nossos mais de 10 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. A segurança das nossas crianças também é prioridade. Para esse trabalho, temos uma equipe muito capacitada, que é o PAE, grupo que está em contato permanente com as nossas crianças, os pais e os profissionais da Educação”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    O PAE foi criado para colaborar com a proteção do ambiente escolar, dos serviços, das instalações públicas que compõem a Rede Municipal de Educação e também atuar na prevenção e na inibição de atos delituosos que atentem contras as pessoas.

    “Esse trabalho é feito conforme um planejamento estratégico. Temos um mapeamento dos locais onde há maior movimento de veículos, com trânsito mais pesado, e nesses locais as ações são intensificadas, tanto pela manhã, na hora do almoço e também no final do dia. Os GCMs garantem não somente uma travessia segura, mas também que pessoas mal intencionadas não permanecem nas imediações das nossas escolas”, comentou o secretário de Transportes e Defesa Social, Junior Vendemiatti.

    Atuando desde 2012, o PAE prioriza a promoção de mais segurança interna e no entorno do ambiente escolar – Centros de Educação Infantil e das Escolas Municipais – e também visam identificar, discutir, propor e encaminhar propostas e sugestões que possam ser benéficas para a melhoria contínua das questões de segurança que envolva o ambiente escolar.

    Na frente das escolas, os GCMs auxiliam no fluxo do trânsito, ajudam os profissionais de transporte escolar e também fiscalizam a prestação desse serviço.

     

    Os pais aprovam 

    Josiane Crevellare, moradora do São Matheus, tem filho na Escola Municipal Maria de Lourdes Von Zuben, no Jardim Miriam. Ela falou da satisfação de buscar o filho na escola e encontrar a equipe do PAE na porta da instituição. “É um trabalho muito importante porque na travessia das crianças, a gente está na correria do dia a dia e nem percebe os perigos. Já aconteceu de a gente ver pessoas suspeitas e falar com eles e eles tomarem providências. Nos dá tranquilidade”, explicou.

    Ricardo Camargo, que tem filho na mesma escola, também falou da satisfação de contar com a segurança do PAE. “Sempre os guardas estão aqui na frente. É um trabalho muito bom, porque aqui, às vezes tem motorista que não obedece, que ignora a sinalização, e com os guardas aí, isso não acontece. Estou muito satisfeito com esse trabalho”, completou.