Prefeitura de Vinhedo

  • Lei Orçamentária Anual

    deixe aqui suas sugestões
  • Cultura e Turismo

    + Notícias

    Prefeitura promove evento para homenagear produtores de frutas e vinhos

    Próxima Festa da Uva, que será realizada em novo formato, tem data definida para ocorrer, conforme anunciou o prefeito Jaime Cruz em abril






    IMG_2498

    Com o objetivo de homenagear os produtores de frutas e vinho que contribuem para transformar a Festa da Uva e do Vinho de Vinhedo em uma referência regional, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu no sábado, 19, a tradicional festa dos produtores rurais.

    O evento ocorreu no Espaço Santa Cruz e contou com a presença de representantes de 95 famílias, sendo a maior parte de produtores de uva e dez de vinho fabricado artesanalmente, que participaram da 55ª Festa da Uva de Vinhedo e 7ª Festa do Vinho, em 2016. A animação ficou por conta do grupo de violeiros Som da Roça. Houve também apresentação cultural típica.

    A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Claudinéia Vendemiatti Serafim, participou da homenagem, representando o prefeito Jaime Cruz, que no mesmo horário, estava em um evento com o governador Geraldo Alckmin, em Itatiba.

    Estiveram presentes ainda os secretários municipais de Governo, Edison Ruiz; de Serviços, Márcio Campos ‘Balú’; de Administração, Gustavo Mattos; de Educação, Gilberto Lorenzon; de Esportes e Lazer, Adriano Corazzari; e os vereadores Nil Ramos, presidente da Câmara; Carlos Florentino; Edson PC; Edu Gelmi; Márcio Melle; Paulinho Palmeira; Rodrigo Paixão; e Rui Nunes Macaxeira.

    “A nossa fala é de agradecimento. Se não fossem vocês, os agricultores, nós não teríamos a Festa da Uva e do Vinho. Essa união, essa confraternização é uma maneira muito singela, muito simples de dizer pra vocês ‘muito obrigado’. Obrigada pelo trabalho, obrigada pelo empenho”, discursou a vice-prefeita.

    Os produtores foram homenageados pela doação das frutas que permanecem em exposição durante a Festa e posteriormente são leiloadas. As frutas doadas pelos produtores rurais são julgadas por engenheiros agrônomos da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. É feita a classificação das frutas nas categorias de 1º, 2º e 3º lugar, além de menção honrosa (4º lugar).

    As frutas premiadas, dos mais variados tipos, ficam em exposição até o momento do leilão. Yoshinobu Kusse foi recordista de prêmios recebidos, totalizando 25. Confira aqui a relação completa dos premiados.

     

    Próxima edição da FUV

    Durante a homenagem, a vice-prefeita, Claudinéia Vendemiatti Serafim, lembrou que, conforme anunciado pelo prefeito Jaime Cruz em abril, a 56ª Festa da Uva de Vinhedo e 8ª Festa do Vinho (2018) ocorrerão nos dias 9, 10, 11, 12 e 13, incluindo a segunda e terça-feira de Carnaval; dias 16, 17 e 18, e finalizando nos dias 23, 24 e 25. O evento será realizado dentro de um novo modelo.