Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Meio ambiente e urbanismo

    + Notícias

    Prefeitura promove palestra sobre Poda Urbana no Condomínio Vista Alegre

    Vinhedo é considerada pelo Consórcio PCJ como a cidade com maior índice de arborização urbana da RMC






    20170824_212012

    A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, promoveu nesta quinta-feira, 24, uma palestra em parceria com o Condomínio Vista Alegre com o tema Poda Urbana. Estiveram presentes representantes de diversos residenciais da cidade.

    A palestra ocorreu no Condomínio Vista Alegre (sede) e foi destinada a condôminos, síndicos, técnicos e jardineiros. A palestra foi proferida pelo biólogo Getúlio Alves Pereira, da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.

    A Prefeitura promove esse trabalho constantemente com o objetivo de levar esclarecimentos a respeito do Decreto Municipal nº 168/2014, que dispõe sobre como fazer o manejo de árvores no município.

    Quem tiver interesse de levar essa palestra para seu condomínio, associação ou outros grupos e entidades, pode entrar contrato com a Semaurb pelo telefone 3826-7883 ou 3826-7814.

     

    Cidade arborizada

    Um estudo realizado pelo Consórcio PCJ (Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) classificou Vinhedo como a cidade com maior índice de arborização da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

    Para medir o IFU (Índice de Floresta Urbana), que calcula o tamanho de área verde dentro dos espaços que já estão urbanizados, foram utilizadas imagens de satélite e considerada a capacidade que as árvores em áreas urbanas têm para reduzir a temperatura das cidades e absorver água das chuvas. O índice vai de 0 a 2, sendo 2 a nota mais alta de arborização. Vinhedo registrou o índice 1,71.