Prefeitura de Vinhedo

  • Lei Orçamentária Anual

    deixe aqui suas sugestões
  • Meio ambiente e urbanismo

    + Notícias

    No mês em que se comemora o Dia da Árvore, Prefeitura promoverá diversas atividades na Represa I

    Posteriormente também será feita a substituição de uma espécie de vegetação considerada invasora por outra mais adequada ao local






    Em comemoração ao Dia da Árvore, comemorado no Brasil no dia 21 de setembro, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, preparou um evento, com o tema “Dê Vida ao Mundo”, com diversas atividades que ocorrerão no dia 30, sábado, na Represa I, das 9h às 12h.

    “Promovemos diversas ações no município ligadas ao Meio Ambiente e temos sido reconhecidos por esse trabalho. Estamos em busca da certificação, pelo 9º ano consecutivo, de Município Verde Azul, concedida pelo Estado a cidades que seguem uma série de diretivas no setor, já tendo sido pré-certificados. Além disso, recentemente, fomos destacados pelo Consórcio PCJ como o município com maior índice de arborização urbana da RMC”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    O evento contará com plantio de árvores nativas, doação de mudas, caminhada ecológica, feira de trocas e estande para aferição de pressão e glicemia. Será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente juntamente com a empresa Novo Nordisk Brasil, em parceria com a Nação Verde e o Pallet Criativo.

     

    Substituição

    A arborização das cidades desempenha uma importante função ecológica. A exceção deve ser feita àquelas espécies exóticas com capacidade de invasão biológica, consideradas a segunda maior causa de extinção de espécies no planeta, afetando diretamente a biodiversidade.

    São organismos que, uma vez introduzidas, geralmente por ação antrópica, se estabelecem e passam a avançar sobre ambientes naturais, competem com as espécies nativas e proporcionam alterações nos processos ecológicos naturais, tendendo a se tornarem dominantes e podendo causar impactos ambientais e socioeconômicos.

    Dentre as invasoras com maior potencial de prejuízos ambientais, presente na Lista Oficial de Espécies Exóticas Invasoras no Estado de São Paulo (Deliberação CONSEMA 02/2011) e entre as 100 espécies mais invasoras do planeta, catalogadas pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), está a Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit. (Fabaceae-Mimosoideae). Conhecida popularmente como leucena, caracteriza-se por colonizar, muito rapidamente, clareiras e áreas em estágios iniciais de sucessão vegetal, formando comunidades muito densas e impedindo o desenvolvimento das florestas nativas.

    Devido a esse fato, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo irá realizar a substituição das leucenas localizadas ao longo da Represa I, com posterior realização de plantio de exemplares nativos atrativos da fauna da região.

    LeucenaRepresaI