Prefeitura de Vinhedo

Prefeito

+ Notícias

Prefeito Jaime Cruz participa do Encontro Municipal de Educação Ambiental

Evento realizado no Ceprovi foi voltado para estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino






Encontro Municipal_1

O prefeito Jaime Cruz participou na tarde desta segunda-feira, 18, do Encontro Municipal de Educação Ambiental “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018”, realizado no Ceprovi, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo e de Educação, em parceria com a Sanebavi.

“Os estudantes têm um grande papel nesse processo. Eles podem ser multiplicadores do que cada um de nós precisa fazer para preservarmos o meio ambiente, nossas nascentes, nossos rios e principalmente, na preservação da água. Essa discussão de hoje certamente renderá projetos para serem apresentados em Brasília no ano que vem durante o 8º Fórum Mundial da Água”, afirmou o prefeito Jaime Cruz.

O superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz, ressaltou durante o evento os investimentos e as ações realizadas pela autarquia para aumentar a reservação de água e combater as perdas no sistema de abastecimento.

“Em um ano e meio conseguimos captar recursos na ordem de R$18 milhões, sendo 80% desse total a fundo perdido. Estamos substituindo a rede adutora da Estrada da Boiada, investindo na setorização de alguns pontos, como o Vista Alegre e São Joaquim para controlar a pressão na rede e evitar o rompimento da tubulação e a perda de água tratada e investindo em frotas como caminhões e retroescavadeiras. Além disso, vamos realizar um estudo hidrogeológico que vai nos mostrar o que existe de água no município”, salientou.

Segundo o DAEE, Vinhedo é pioneira nesse tipo de estudo no Estado de São Paulo. “Vamos ser a primeira cidade a verificar a capacidade de água disponível e a levantar todos os poços que existem, cadastrados ou não.  Também vamos preparar e apresentar ao DAEE um projeto para captar água no rio Atibaia”, completou Danilo Ferraz.

Durante o Encontro Municipal de Educação Ambiental foram tratados temas como “Segurança Hídrica e Mudanças Climáticas”, “Água, Saneamento e Saúde”, “Água para o Desenvolvimento Sustentável”, “Ambientes Urbanos – Água e Gestão de Resíduos” e “Ecossistemas – Qualidade da Água, Meios de Subsistência e Biodiversidade”. Os temas diversos foram expostos pelos palestrantes Andrea Borges, do Consórcio PCJ; Rinaldo Calheiros, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC); e Kiara Terra, do Instituto Estre.

O evento contou ainda com a apresentação de uma exposição interativa com painéis elaborados pelos estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino de Vinhedo. Todos os temas estão ligados ao 8º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre a Água, que acontecerá em março de 2018 em Brasília (DF).