Prefeitura de Vinhedo

Prefeitura

+ notícias

Prefeito Jaime Cruz prestigia apresentação do Canil da GCM para crianças da Rede Municipal de Ensino

IMG_3906

Durante todo o mês de setembro e início do outubro, o Canil da Guarda Civil Municipal de Vinhedo se apresenta nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura. Nesta terça-feira, 19, com a presença do prefeito Jaime Cruz no período da tarde, a demonstração foi no CEI Mágico de Oz, que integra o Complexo Educacional Norberto Elias, no Bairro da Capela.

“Essas apresentações aproximam ainda mais a nossa valorosa Guarda Civil Municipal e seu trabalho das nossas crianças, das escolas e, por consequência, da sociedade como um todo. É uma presença muito importante”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

Estiveram presentes também os secretários municipais de Transporte e Defesa Social, Junior Vendemiatti; e de Educação, Gilberto Lorenzon; bem como o comandante Araújo, da GCM. A apresentação faz parte das atividades cívicas relacionadas ao Sete de Setembro, quando se comemora a Independência do Brasil. Serão 37 demonstrações ao todo, duas por dia, que vão até o dia 11 de outubro.

Foram diversas performances que demonstraram a obediência e a capacidade de proteção dos cães do Canil Municipal. As crianças puderam participar das apresentações e se divertiram com os animais.

 

Canil da GCM  

Criado em 2002, o Canil da Guarda Civil Municipal desempenha um importante papel na cidade, prestando apoio às ações de segurança promovidas pela corporação, também em cooperação com as polícias militar e civil.

Entre os trabalhos realizados, os cães auxiliam no patrulhamento preventivo da área central e em locais em que haja grande concentração de pessoas, como praças públicas e em eventos esportivos, sobretudo nos campos de futebol.

Para que possam desempenhar com qualidade este trabalho, os cães recebem muito carinho dos guardas civis municipais e cuidados especiais, que incluem acompanhamento veterinário, higiene e alimentação balanceada. Os cães passam por adestramento e realizam uma série de qualificações, inclusive para realizar a busca de suspeitos e praticantes de delitos, entorpecentes, armamentos e até de pessoas perdidas em mata.

No último dia 12 de agosto, a equipe do Canil da Guarda Civil Municipal de Vinhedo foi um dos destaques do “Torneio de Ações Especiais K9″, evento promovido em Campinas para comemorar o 32º aniversário do canil do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep).

O conjunto vinhedense ficou em 1º lugar nas modalidades Abordagem Veicular e Extração e também venceu na qualificação geral de todas as provas. Competiram o subinspetor Mórgon com a cadela Gaia, de 7 anos, da raça Pastor Belga Malinois, que está participando das demonstrações nas escolas. Toda a equipe do Canil da GCM de Vinhedo, composta também por Lucas, Ferreira e Rubens, esteve presente ao evento.