Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Governo

    + Notícias

    Inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, em Vinhedo, seguem abertas

    Evento serve para aproximar prefeitos, gestores e vereadores das novas tecnologias, promover a troca de experiências e contribuir para o planejamento municipal voltado para o setor






    Na próxima quinta-feira, 28, a Prefeitura de Vinhedo e a Rede Cidade Digital (RCD) promovem o I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, que ocorrerá no auditório do Ceprovi. As inscrições continuam abertas. Gratuito e voltado principalmente para servidores públicos, é direcionado para tratar da modernização da gestão e atendimento aos cidadãos por meio da tecnologia.

    As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site http://forum.redecidadedigital.com.br/. O diretor da RCD, José Marinho, destaca que o Fórum serve para aproximar prefeitos, gestores e vereadores das novas tecnologias, promover a troca de experiências e contribuir para o planejamento municipal voltado para o setor.

    “Facilita a interação e acesso a soluções que podem solucionar problemas urbanos históricos, melhorando a qualidade de vida da população e sendo capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico e social”, comentou José Marinho. Segundo ele, a ideia do evento é abordar modelos em andamento nas localidades, serviços de mercado, políticas públicas, linhas de financiamento para modernização das Prefeituras, entre outros temas de interesse das cidades.

    O prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, reforça a importância da Tecnologia da Informação como ferramenta para aproximar a população de serviços públicos de qualidade, com rapidez e alinhado às tendências na área. O prefeito ressalta ainda que em tempos de cortes de gastos na área pública, por conta da crise financeira que atinge os municípios, a implantação do conceito de Cidade Digital, a ação estratégica de gestão integrada e a ampliação dos serviços online possibilitam avanços importantes com otimização de recursos.

    “Ter um sistema integrado na área da Saúde e Educação, por exemplo, permite ao gestor ter uma visão mais holística e integrada dos processos na área pública. Isto facilita a tomada de decisões e, principalmente, o corte de gastos desnecessários, priorizando o que, de fato, a população necessita”, afirmou o prefeito Jaime Cruz.

    Entre as inovações do projeto Soluções Integradas Municipal – SIM Vinhedo Digital, conforme conta o secretário de Administração e presidente do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação de Vinhedo (CTIC), Gustavo Mattos, estão a criação do cartão único para atendimento do cidadão e a implantação do sistema para abertura de empresas online em menos de 24 horas.

    Recentemente o prefeito Jaime Cruz também anunciou novos investimentos em tecnologia na Saúde, com a disponibilização da consulta online, a partir da segunda quinzena de outubro, do estoque de medicamentos, possibilitando que a população saiba onde encontrar e, quando em processo de compra, o aviso para aguardar a entrega na unidade.

    Segundo o secretário, a rede composta por 80 km de fibra óptica possibilitou a informatização total das principais secretarias como Saúde, Educação e Assistência Social e ainda a disponibilização de internet gratuita para a população, com cobertura de 80% da área urbana e velocidade dedicada de 1MB. “A tecnologia é, sem dúvida, uma ferramenta que auxilia na gestão pública, proporcionando ao gestor informações precisas sobre o município e, assim, trazendo agilidade, assertividade e excelência na prestação dos serviços públicos. O desenvolvimento da cidade hoje está relacionado diretamente à capacidade de investir na tecnologia da informação”, comenta.

    Com o avanço tecnológico e o ambiente de inovação proporcionado pela cidade, Vinhedo pode receber o projeto piloto de ‘Internet das Coisas’ do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em discussão no âmbito nacional.

    Este é o terceiro evento em São Paulo promovido pela RCD, iniciativa que realiza, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, fóruns e congressos de cidades digitais em outros Estados do país, como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Neste ano, Bauru e Araraquara também sediaram encontros regionais visando estimular inovações nas localidades. “Não existe outro caminho para tornar a gestão pública mais eficiente e próxima do cidadão”, completa do diretor da RCD.

     

    Serviço:

    I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista

    28 de setembro, em Vinhedo

    Horário: das 8h30 às 16h30

    Local: Auditório do Ceprovi, Av. Independência, 5407, Jd. Alba

    Inscrições gratuitas para servidores públicos

    http://forum.redecidadedigital.com.br/

    Informações pelo (41) 3015-6812 ou pelo forum@redecidadedigital.com.br