Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Prefeitura

    + Notícias

    Cerca de 700 jovens participam da cerimônia de Juramento à Bandeira no Parque Municipal

    IMG_4086

    Na manhã desta sexta-feira, 22, cerca de 700 jovens vinhedenses, nascidos em 1999, marcaram presença na solenidade cívico-militar de compromisso à Bandeira Nacional e da entrega do CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, evento realizado no Ginásio Antônio Elias, no Parque Municipal Jaime Ferragut.

    O prefeito Jaime Cruz, presidente da Junta Militar de Vinhedo, participou da cerimônia, que teve a coordenação do delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar de Campinas, 1° tenente Mateus Dias Maier.

    Em seu discurso, o prefeito falou da importância do civismo. “Nós estamos num um país chamado Brasil, que é praticamente um continente. Temos de cuidar dessa nação. E a busca por um mundo melhor começa em vocês. Não pergunte o que esse país pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer por esse país”, discursou.

    O Juramento é uma solenidade prevista no artigo 217, do Regulamento da Lei do Serviço Militar, na qual o cidadão dispensado da prestação de serviço militar assume, frente ao símbolo máximo da Pátria, o compromisso de se apresentar imediatamente em caso de uma convocação de emergência pelo Exército Brasileiro.

    Além de autoridades militares, estiveram presentes o secretário municipal de Transportes e Defesa Social, Junior Vendemiatti, o secretário da Junta do Serviço Militar de Vinhedo, Maurício Fernandes, representantes municipais, regionais e familiares dos jovens. A Guarda de Honra da Guarda Civil Municipal de Vinhedo conduziu as bandeiras na solenidade.

     

    Homenagem 

    No início do ano, por meio de uma iniciativa da Junta de Serviço Militar de Vinhedo, foi realizada uma palestra, que faz parte do Projeto Semear, ministrada pelo 1º tenente Mateus Dias Maier, em conjunto com a 168ª Junta de Serviço Militar de Vinhedo, com participação de Maurício Fernandes, secretário da Junta Militar local, com alunos do 5° ano da EM Antônia do Canto e Silva Cordeiro. Nela, foram abordados diversos assuntos sobre o cotidiano, trabalhos, cursos, entre outros diversos relacionados ao Serviço Militar no Brasil.

    Ao final da palestra, os alunos foram orientados a realizar uma redação sobre o Exército. Nesta sexta-feira, os alunos que fizeram as três melhores redações foram premiados. São eles: Letícia Lima Duarte, Luana Garcia de Paula e Brade Christopher Eger.

    Ainda durante o evento, o prefeito Jaime Cruz, pela colaboração com o Exército Brasileiro, foi homenageado com uma miniatura de um tanque, entregue pelo secretário da Junta do Serviço Militar de Vinhedo, Maurício Fernandes.