Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Educação

    + Notícias

    Prefeito participa de encontro de acompanhamento da qualidade da alimentação escolar

    IMG_4993

    Vinhedo recebeu, nesta semana, a equipe do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE). O objetivo é consolidar as políticas de segurança alimentar e nutricional no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Nesta sexta-feira, 6, o prefeito Jaime Cruz participou do encerramento dos trabalhos.

    O secretário municipal de Educação, Gil Lorenzon, também esteve presente. Participaram das reuniões, durante a semana, membros do CECANE, Conselho de Alimentação Escolar, Secretaria de Educação, Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, Secretaria da Fazenda e produtores rurais.

    “A qualidade da alimentação escolar que é servida aos nossos estudantes tem acompanhamento constante dos nossos profissionais, com pessoal especializado e experiente. Mas sempre há o que melhorar, pois se trata de um trabalho constante”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    A reunião desta sexta-feira ocorreu no mesmo prédio onde são armazenados os produtos que fazem parte da alimentação escolar do município. O prefeito Jaime Cruz verificou o espaço, que chama a atenção pelo nível de organização.

    O CECANE é resultado de uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com o objetivo de promover uma assessoria técnica operacional.

     

     Controle rigoroso

    A alimentação escolar em Vinhedo, oferecida para os alunos da Rede Municipal de Ensino, tem um controle de qualidade diário para garantir uma refeição completa e balanceada para as crianças.

    O cardápio oferecido é completo e atende as necessidades nutricionais para cada faixa etária. Em todos os dias é oferecido arroz, feijão, um tipo de carne (bovina, frango ou peixe), verduras e legumes, além dos lanches nos intervalos. Em média, são consumidas 13 mil refeições/dia nas unidades escolares do município, incluindo as escolas Estaduais.

    As crianças que ficam nos Centros de Educação Infantil em período integral fazem cinco refeiões no dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar).  Os pais podem consultar pela internet, em um único arquivo, o cardápio diário que será oferecido às crianças durante o mês. (http://www.vinhedo.sp.gov.br/educacao/merenda-escolar/).

    Parte dos alimentos oferecidos na alimentação escolar é adquirida pela Prefeitura de Vinhedo diretamente dos produtores rurais do município, por meio do Projeto Agricultura Familiar na Alimentação Escolar.

    As frutas, legumes e hortaliças são entregues no almoxarifado da Prefeitura e depois seguem direto para cada unidade de ensino para o preparo das refeições balanceadas, através do cardápio elaborado pela nutricionista da Secretaria da Educação.

    IMG_4959