Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Prefeitura

    + Notícias

    Com caminhada na Represa I, Prefeitura reforça a importância da conscientização e prevenção ao câncer de mama

    Neste ano, de janeiro a setembro, a Secretaria de Saúde já agendou mais de 1.600 exames de mamografia






    Neste domingo, 22, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade, organizou uma caminhada na Represa I com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama. As secretarias de Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer também apoiaram a ação, bem como o Rotary Club.

    A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Claudinéia Vendemiatti Serafim, e o secretário de Saúde, Alexandre Viola, também participaram do evento, que reuniu dezenas de participantes. A caminhada foi realizada em vários municípios de abrangência da EPTV, que apoia a atividade.

    Durante o evento houve participação do grupo de Lian Gong do CASM, e do Projeto Coração do Bem da Secretaria de Cultura e Turismo, que distribui almofadas para as usuárias em tratamento do câncer de mama.

    A ação faz parte da programação do Outubro Rosa no município. No dia 27, sexta-feira, haverá uma atualização sobre Obstetrícia para os profissionais da Rede Municipal de Saúde.

    Também durante a campanha, as mulheres que procuram as Unidades de Saúde de Vinhedo são orientadas a se prevenir. As com idade acima de 40 anos terão o exame de mamografia agendado, caso o mesmo não tenha sido feito nos últimos 2 anos.

    A partir dos 50 anos, a mulher deve fazer o exame anualmente. Para as mulheres de risco, ou seja, que apresentam histórico familiar de câncer de mama, o exame é indicado a partir dos 35 anos, a cada dois anos. Caso necessário, as vinhedenses também serão orientadas a realizar exames complementares para diagnóstico de câncer de mama.

    Neste ano, de janeiro a setembro, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, já agendou mais de 1.600 exames de mamografia, que são realizados em três locais diferentes: Bragança Paulista, ofertado pelo Estado, ou seja, vagas referenciadas pela Regulação do Estado (DRS7); Jundiaí, na AFIP, em contrato direto da Secretaria de Saúde; e em Valinhos, no CAUE, em parceria com o equipamento doado pela Avon. Em todos os casos, o município oferece o transporte.

    O câncer de mama 

    O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.

    Todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações, como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos.

    Autoexame 

    O autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Em qualquer alteração (nódulo, retração ou coloração na pele na mama) a mulher deve procurar uma unidade de saúde.