Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Prefeitura

    + Notícias

    Nova ferramenta implantada pela Prefeitura permite ao morador ter acesso rápido e fácil aos indicadores da Saúde pela internet

    População passou a ter acesso, pelo site, aos números de consultas, procedimentos, exames, atendimentos farmacêuticos e diagnósticos






    Saude Transparente

    A Prefeitura de Vinhedo acaba de disponibilizar aos moradores mais uma importante ferramenta tecnológica para facilitar o acesso de informações da Administração Municipal. Agora, a população pode acompanhar, pela internet, por meio de gráficos e tabelas, com um visual moderno e agradável, os números atualizados dos principais indicadores da Secretaria de Saúde, com dados gerais relativos ao atendimento, através do canal Saúde Transparente.

    “Estamos fazendo uma gestão transparente. Já trouxemos inúmeras facilidades aos vinhedenses com o nosso Programa de Cidade Digital. Tanto é que até o prefeito João Dória enviou sua equipe a Vinhedo para conhecer nosso trabalho. Agora, estamos dando mais um passo importante, que é a democratização de informações importantes da Saúde, que darão ao internauta a noção do trabalho grandioso que estamos desenvolvendo nessa área”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    O acesso aos dados é feito da seguinte forma. O morador entra no site da Prefeitura (www.vinhedo.sp.gov.br), clica na aba da Secretaria de Saúde e, em seguida, no link ‘dados de saúde’, do lado esquerdo (se preferir, acesse aqui). Em breve, será criado um banner na home do site para facilitar esse acesso.

    Ao chegar ao Saúde Transparente, o morador encontra uma série de indicadores, como consultas, procedimentos, vacinas, exames, atendimentos farmacêuticos e diagnósticos. Os dados estão organizados por data e local. Essas informações já eram acessadas internamente, mas agora passam a ser acessível para toda a população.

    “São informações públicas, que já eram enviadas ao Conselho da Saúde e apresentadas também em audiências públicas. O que estamos fazendo, conforme determinação do prefeito Jaime Cruz, é facilitar o acesso a esses dados. A atualização é sempre referente ao mês anterior”, explicou o secretário de Saúde, Alexandre Viola.

     

    Conteúdo

    Quem acessar os dados terá uma dimensão do quanto a Prefeitura vem trabalhando na área da Saúde. Há números dos anos anteriores também. Há de se destacar que, por ser uma ferramenta nova, é possível que ainda seja necessário fazer ajustes, como, por exemplo, a inserção de dados ainda não constantes. É o caso das vacinas, com 12.983 aplicações a serem acrescentadas no banco de dados.