Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Saúde

    + Notícias

    Prefeitura realiza no sábado, 18, ação de conscientização para prevenção do câncer de próstata

    Dentro da campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Rotary Club, realizará no próximo sábado, 18, na Praça Sant’Ana, uma ação de conscientização e prevenção do câncer de próstata.

    A orientação será realizada a partir das 9h, com pedestres e motoristas que passarem pela rua Nove de Julho.

    “Os homens não podem ter receio de cuidar da própria saúde. Fazer exames preventivos é o melhor caminho para evitar o descobrimento de doenças já em estágios avançados”, afirma o prefeito Jaime Cruz.

    Outra ação de conscientização será realizada na quarta-feira, 22, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, na Capela, durante as quartas de final do Futebol Super Máster, que reúne jogadores a partir dos 50 anos. Nesse dia, será distribuído um material informativo para os interessados.

    Durante todo o mês, as UBS farão o acolhimento dos usuários, orientando sobre a consulta e exames.

    O câncer de próstata

    No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Perde apenas para o câncer de pele não-melanoma. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa.

    Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

    Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O exame de PSA pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o médico.