Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Prefeito

    + Notícias

    Prefeito Jaime Cruz participa da inauguração da Praça Nonno João Azzolin

    IMG_6623

    O prefeito Jaime Cruz participou da solenidade de inauguração da Praça Nonno João Azzolin, no final da tarde desta sexta-feira, 24. O espaço, localizado no Bairro Pinheirinho, em frente à Cantina Azzolin, recebeu uma estátua do patriarca da tradicional família vinhedense, que tem origem italiana e que muito contribuiu com a vitivinicultura no município.

    “Mais que a estátua, nós estamos aqui porque vocês o carregam na alma, carregam no coração. Mais que saudades, vocês sentem a presença dele, eu tenho certeza. Poderíamos ter dez estátuas do nono, mas jamais uma vai ser maior que os valores que ele deixou pra vocês”, discursou o prefeito Jaime Cruz.

    Além de José Ricardo Azzolin, demais representantes da família e amigos, estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Vinhedo, Claudinéia Vendemiatti Serafim; os secretários municipais da Fazenda, José Luís Bernegossi; de Negócios Jurídicos, Luiz Fernando Bonesso de Biasi; de Transportes e Defesa Social, Junior Vendemiatti; e de Administração, Gustavo Mattos.

    Marcaram presença no evento também a deputada estadual Célia Leão; o presidente da Câmara de Vereadores de Vinhedo, Nil Ramos; e os vereadores Márcio Melle, Marcos Ferraz e Rui Nunes Macaxeira. A estátua foi confeccionada pelo renomado artista plástico Adélio Sarro, que reside em Vinhedo e que participou do evento desta sexta-feira.

     

    Família Azzolin

    Por volta de 1895, Caetano e Antônio Azzollin deixaram Molvena, na região de Veneto, e de navio saíram da Itália e vieram tentar a sorte em terras brasileiras. A família Azzollin foi levada para o bairro de Sousas, em Campinas onde nasceram os filhos.

    A família Azzollin foi crescendo e cada um dos membros foi procurar outros lugares para trabalhar. Foi o que ocorreu com João Azzollin, filho de Antônio, que conseguiu um sítio no bairro de Traviú e por ali conheceu Amélia Lourenção, filha de uma tradicional família italiana. Após alguns anos de namoro, eles resolveram se casar e, dessa união, o casal teve cinco filhos – sendo três mulheres e dois homens. Pouco depois, a família comprou um sítio entre Vinhedo e Louveira.

    José Dirceu, filho de João e Amélia, casou-se com Eliza Aparecida Cain e tiveram quatro filhos, sendo um deles José Ricardo, que continua trabalhando e honrando tudo que seus antepassados deixaram quando vieram da Itália para o Brasil. Em meio aos italianos da região de Louveira, Traviú e Vinhedo, José Ricardo aprendeu a fazer vinho e hoje possui em Vinhedo uma sofisticada adega e cantina. A família Azzollin está completando 122 anos no Brasil.