Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Meio ambiente e urbanismo

    + Notícias

    Plano de Recursos Hídricos é tema de reunião da Revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo

    Município é o primeiro da região e um dos pioneiros do Brasil a ter um diagnóstico do quanto pode crescer com base nos recursos hídricos disponíveis






    IMG_20171204_192524976

    Nesta segunda-feira, dia 4, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, promoveu mais um encontro com os delegados que integram o Processo de Revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo (Lei Complementar 66/2007). Durante a reunião, realizada na sede da Terceira Idade, no São Matheus, foi apresentado o Plano de Recursos Hídricos de Vinhedo.

    Conforme determinado pelo prefeito Jaime Cruz, a revisão da legislação municipal está pautada na sustentabilidade, principalmente no que diz respeito aos recursos hídricos. O trabalho será feitos sob os seguintes eixos temáticos: ordenamento territorial, habitação, mobilidade e acessibilidade, aspectos socioeconômicos, patrimônio natural e cultural, desenvolvimento sustentável e gestão urbana.

    A previsão é de que os procedimentos sejam concluídos em 24 semanas, incluindo diversas audiências públicas, reuniões técnicas, levantamentos e diagnósticos até que seja redigido o texto final, que será enviado para análise do Legislativo.

    Um dos diagnósticos que integram a Revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo é o Plano de Recursos Hídricos de Vinhedo, de autoria do pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e consultor técnico Rinaldo Calheiros. Esse estudo foi apresentado ontem aos delegados. De acordo com ele, Vinhedo passa a ser o primeiro da região e um dos pioneiros do Brasil nesse tipo de levantamento.

    Esse plano estima o grau de sustentabilidade e autossuficiência hídrica de Vinhedo, proporcionando um parâmetro-base de programação do desenvolvimento populacional e econômico do município. Esse estudo tem supervisão da equipe da Secretaria de Meio Ambiente.

    O objetivo é estabelecer metas e ações de curto, médio e longo prazo para a melhoria da qualidade e disponibilidade das águas superficiais contidas dentro do território de Vinhedo.

    A apresentação do Plano de Recursos Hídricos de Vinhedo, que ocorreu nesta semana, bem como o Plano de Macrodrenagem, na semana anterior, foram para capacitar os delegados. O próximo encontro do Processo de Revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo será na segunda-feira, 11, às 19h, também na sede da Terceira Idade.