Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Fazenda

    + Notícias

    “Atendimento Cidadão – Prefeitura na Capela” já soma mais de 22 mil procedimentos somente em 2017

    Inaugurado há quase um ano e meio pelo prefeito Jaime Cruz, o “Atendimento Cidadão – Prefeitura na Capela” vem aumentando mês a mês o número de procedimentos realizados. Somente neste ano, no período de janeiro a novembro, já foram efetivados 22.543 atendimentos, média de 2.049 por mês.

    Ao levar o órgão para o bairro, o objetivo foi facilitar a vida dos moradores daquela região, tornando os serviços públicos municipais mais acessíveis. “São muitos os procedimentos realizados, que fazem com que os moradores não tenham de gastar tempo e dinheiro para virem até o Centro, já que podem ser atendidos próximos de suas casas”, comentou a prefeita em exercício, Claudinéia Vendemiatti Serafim.

    Só para ser ter uma ideia, no primeiro ano de funcionamento, de 30 de junho de 2016 a 30 de junho de 2017, foram concretizados cerca de 20 mil atendimentos, uma média de 1.666 por mês, bem menor que a verificada neste ano. Esse aumento tem sido verificado também ao longo de 2017. No primeiro semestre, foram 10.594 atendimentos (1.765 por mês), enquanto que no segundo semestre, de julho a novembro, mesmo num período menor, foram 11.949 procedimentos (2.389 ao mês).

    Na verificação mês a mês, novembro, com 3.376 atendimentos, e outubro, com 2.590, foram os períodos com maior movimento. Os procedimentos realizados pela Central SIM e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) são os mais procurados.

     

    Serviços

    No “Atendimento Cidadão – Prefeitura na Capela”, os usuários contam com todos os serviços da Central SIM, como emissão do Cartão Cidadão, inclusão e alteração do cadastro de pessoa no CTM, cadastro inclusão (pessoa com deficiência e mobilidade reduzida), internet gratuita, pré-matrícula (inscrição para creche na Rede Municipal de Educação), inscrição para o programa Quero Vida, recadastramento (esporte), empresa fácil (Esses são os serviços do SIM).

    Podem utilizar também o serviço de Protocolo, que disponibiliza Certidões, Declarações, Revisões, Isenções e demais serviços para abertura de processo administrativo na Prefeitura (incluindo poda de árvores, atendimentos do setor do Jurídico, Saúde, Habitação, enfim, todos os processos de tramitação nas secretarias municipais).

    Também são oferecidos serviços da Fazenda, como Emissão de boletos para pagamento de IPTU, ITBI, taxa de licença, alvará e ITBI, acordo de débitos inscritos em dívida ativa, abertura e cancelamento de inscrição municipal/Sistema Empresa Fácil, demais serviços relacionados a IPTU e ISSQN.

    Além disso, o “Atendimento Cidadão – Prefeitura na Capela” conta com uma unidade do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), onde é feita a colocação e recolocação de profissionais no mercado de trabalho, emissão de Carteiras de Trabalho e encaminhamento do Seguro-Desemprego.

    A Sanebavi também atende no local, onde oferece os seguintes serviços: ligação de água, segunda ligação de água, ligação de esgoto, reforma de ligação de água e esgoto, religação de água, aferição do hidrômetro, revisão de consumo, revisão de conta, revisão de categoria, alteração de economia, alteração de titularidade, alteração de endereço, parcelamento de tarifa, parcelamento de dívida ativa, erro de leitura, acúmulo de consumo, mudança de cavalete, desligamento de água, verificação de pressão, cancelamento de ligação de água, estudo e extensão de rede de água e de esgoto, certidões e atestados.

    O endereço é a Juliana Von Zuben Degelo, em frente ao Centro de Fisioterapia. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Mais informações pelo telefone 3886-1064.