Prefeitura de Vinhedo

Meio ambiente e urbanismo

+ notícias

Prefeitura de Vinhedo é uma das vencedoras do Prêmio RAC-Sanasa de Responsabilidade Ambiental

DSC_0303

A Prefeitura de Vinhedo foi uma das vencedoras do 10º Prêmio RAC-Sanasa de Responsabilidade Ambiental, apresentado na última quinta-feira, dia 14, durante cerimônia realizada na sede da Sanasa, em Campinas. O município se destacou por conta das ações relacionadas à reciclagem, sendo a única representante entre as Administrações Municipais da região a receber a premiação.

Ao todo, foram seis os projetos ganhadores. Os trabalhos da Prefeitura de Vinhedo, do Colégio Culto à Ciência e da ETECAP foram os destaques na categoria Público-Privado. Ceasa e ISA, Cooperativa Aliança e Fundação Banco do Brasil e Reciclanip venceram na categoria Terceiro Setor.

“A reciclagem em Vinhedo é uma realidade. Basta andar pela cidade no dia da coleta para vermos a quantidade de material separado à espera da recolha. Tudo isso vai para a Central de Reciclagem e, além de preservar o ambiente, ainda se transforma em renda para muitas famílias”, destacou a prefeita em exercício, Claudinéia Vendemiatti Serafim.

Considerado um modelo na região, o trabalho de reciclagem desenvolvido pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, foi detalhado em reportagem publicada no início de novembro no Jornal Correio Popular, assinada pela repórter Sheila Vieira, denominada ‘Dando uma mãozinha à reciclagem’.

Na publicação, o periódico lembrou da importância do incentivo à reciclagem com medidas como a distribuição de 560 mil sacos verdes por ano para a colocação do material. Na cidade, essa coleta ocorre desde 1999. “Aos poucos, o trabalho tem surtido bons resultados. Este ano, por exemplo, o registro é de um aumento de 50% no volume de materiais reciclados coletados — papel, plástico e alumínio — em relação ao último triênio. A Prefeitura também ampliou a frota de caminhões na coleta seletiva, que passou de quatro para seis e atende as 20 regiões do município”, destacou o jornal.

Além do fator ambiental, a coleta seletiva em Vinhedo ajuda no sustento de 42 famílias, que fazem parte da cooperativa que atua na Central de Reciclagem. Além de fazer o recolhimento, a Prefeitura também fornece o espaço, equipamentos e capacitação.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Adriano Corazzari, nota a mudança de hábito e tem observado a melhora na qualidade do material separado, ou seja, na quantidade de materiais realmente recicláveis depositados nos sacos fornecidos pela Administração Municipal. De acordo com ele, isso é resultado de campanhas de conscientização, por meio de palestras e orientação. Como resultado, há cada vez menos material orgânico junto aos recicláveis.

Em junho, em mais um passo importante no setor no município, o prefeito Jaime Cruz transferiu a Central de Reciclagem da Vila Cascais para um espaço muito mais amplo, na Rua João Edueta, na Capela. As novas instalações dispõem de uma área total de 15 mil m², com um galpão de reciclagem de 1.200 m2 totalmente coberto, que abriga o sistema de recepção, triagem e distribuição dos recicláveis, bem como o armazenamento de todos os equipamentos necessários, além de refeitório, banheiro e área de convivência. A estrutura da Central de Triagem da Vila Cascais tinha 5 mil m².

O itinerário da coleta seletiva em Vinhedo pode ser consultado no site da Prefeitura de Vinhedo (www.vinhedo.sp.gov.br), clicando em Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e clicando em ‘coletas seletiva e orgânica’.

IMG_6113