Prefeitura de Vinhedo

Prefeitura

+ notícias

Projetos de Cidade Digital da Prefeitura de Vinhedo atraem a atenção de graduandos da USP

Evento USP

Conhecida nacionalmente como um exemplo nas ações de Cidade Digital, a Prefeitura de Vinhedo segue chamando a atenção daqueles que buscam informações sobre os projetos desenvolvidos para o setor. Recentemente, alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) analisaram iniciativas adotadas em 11 municípios do Estado, incluindo Vinhedo.

O resultado desse trabalho, que demonstrou algumas iniciativas em projeto ou já em andamento para a implementação de cidades inteligentes, ou smart cities, que integra a conclusão da disciplina “Gestão Integrada de Cidades Inteligentes”, oferecida pelo Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Poli, foi apresentado na última quarta-feira, 13, no evento “Conecticidade de Premiação para Smart Cities”, realizado no auditório do PRO, no campus da Cidade Universitária, em São Paulo.

Durante a apresentação, cada grupo destacou um município. No caso da Prefeitura de Vinhedo, os alunos observaram que a cidade monitora todas as entradas e saídas em tempo real, por meio de um sistema de câmeras. Analisaram também as ações projetadas dentro do Plano Nacional ‘Internet das Coisas’.

Autoridades públicas, representando as prefeituras das cidades estudadas, estiverem presentes no Conectividade e ganharam um certificado por terem participado da iniciativa. Vinhedo contou com a presença do diretor de TI da Prefeitura, Lexandro de Melo (Leco), que representou a prefeita em exercício, Claudinéia Vendemiatti Serafim.

 

Reconhecimento

Em maio, durante o SmartCity Business America Congress & Expo 2017, promovido em Curitiba, Vinhedo ficou em 1º lugar no ranking nacional para cidades de 50 mil a 100 mil habitantes no quesito Tecnologia e Inovação.

Com o uso da tecnologia, a Prefeitura conseguiu facilitar a vida dos vinhedenses, tornando disponíveis os serviços públicos em diferentes canais de atendimento. O projeto Soluções Integradas Municipal – SIM Vinhedo Digital foi criado para ser uma avançada rede tecnológica de serviços à população, de melhoria contínua na gestão governamental e para inclusão digital dos cidadãos.

Em Vinhedo, a inclusão digital a partir da oferta do acesso gratuito ao sinal de internet aos moradores é feita pela Infovia Municipal, da Prefeitura de Vinhedo, que compreende estrutura física composta por dezenas de quilômetros de cabeamento de fibra óptica e por cerca de 70 estações para transmissão de sinal via rádio na cidade. Esta estrutura também é a que, hoje, interliga todos os prédios públicos e de atendimento aos moradores numa rápida e segura rede de transmissão de dados.

Hoje, por meio do SIM, Prefeitura de Vinhedo proporciona 14 serviços aos vinhedenses, entre eles, o SIM Empresa Fácil que facilita o processo de abertura de empresas, que pode ser feito em até 24 horas; o SIM Educação onde é possível solicitar a inscrição de crianças aos Centros de Educação e o transporte universitário gratuito; cadastro ao uso das piscinas municipais e às modalidades esportivas e culturais oferecidas de graça pela Prefeitura; e cadastro habitacional; cadastro para acesso gratuito à internet, entre outros serviços.

Por conta desse avanço tecnológico, representantes de outros municípios têm visitado Vinhedo com bastante frequência para colher informações. No final do ano passado, a equipe do atual prefeito de São Paulo, João Dória, esteve em Vinhedo para conhecer os serviços oferecidos pela Central SIM e as facilidades que ela proporciona à população, com um atendimento mais ágil e eficiente.

Como resultado desse trabalho inovador, a Prefeitura e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações estão dialogando sobre a possibilidade de Vinhedo se tornar município piloto no Plano Nacional ‘Internet das Coisas’, em fase de elaboração. Nos próximos 15 anos, o programa, em âmbito geral, deverá receber um aporte financeiro de mais de R$ 130 bilhões.