Prefeitura de Vinhedo

Cultura e Turismo

+ notícias

Festa da Uva de 2018 é tema de reunião entre a prefeita em exercício e vereadores

A Prefeitura de Vinhedo vem tratando da realização do evento desde junho, seguindo os parâmetros acordados com o Ministério Público






Reuniao Parlamentares

A prefeita em exercício de Vinhedo, Claudinéia Vendemiatti Serafim, realizou uma reunião com vereadores e secretários municipais na manhã desta quarta-feira, 20, para dialogar sobre o andamento dos trâmites necessários para a realização da 56ª Festa da Uva de Vinhedo e 8ª Festa do Vinho, evento previsto para acontecer em fevereiro no Parque Municipal Jayme Ferragut.

Todos os vereadores foram convidados. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Nil Ramos, Carlos Florentino, Flávia Bitar, Marcio Melle, Marcos Ferraz, Paulinho Palmeira e Rui Nunes Macaxeira. Sandro Rebecca e Rubens Nunes justificaram a ausência. Também participaram da reunião os secretários municipais de Governo, Edison Ruiz; de Negócios Jurídicos, Luiz Fernando Bonesso de Biasi; e de Esportes e Lazer, Adriano de Souza.

Durante o encontro, a prefeita em exercício lembrou que o tema vem sendo trabalhado desde junho e que, em agosto, por meio da Portaria 757, o prefeito Jaime Cruz nomeou o Grupo de Trabalho Especial para organização do evento, com representantes de diversos setores, seguindo os parâmetros acordados com o Ministério Público por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O primeiro edital para contratação de pessoa jurídica apta a realizar o evento ficou aberto por 30 dias. O segundo edital, com ajustes em relação ao primeiro, com a inserção da possibilidade de participação de organizações da sociedade civil sediadas em Vinhedo, foi disponibilizado aos interessados por 10 dias e a licitação ocorre nesta quarta-feira, 20, às 13h30, conforme especificado.

O chamamento público é aberto somente àqueles que comprovem que exploram ramo de atividade compatível. A contrapartida mínima a ser paga à Prefeitura será de R$ 50 mil, o que não se aplica a entidades da sociedade civil sem fins lucrativos. O evento deverá ser realizado, em sua totalidade, pela empresa cadastrada vencedora, com custo zero para a Prefeitura.

O contratado será responsável pela infraestrutura do evento; pela propaganda relativa à festa; por palcos para apresentações musicais e som, respeitando as determinações do Corpo de Bombeiros; pela contratação de bandas locais e regionais e também dos shows grandes; pelo parque de diversões; pelos stands; decoração do recinto; banheiros químicos e limpeza do recinto; a disponibilização de ao menos 100 seguranças particulares; pelos alvarás necessários; pela cobrança de ingresso nos shows grandes, se for o caso; entre outros itens.

Também está prevista a disponibilização de espaço, sem custos, para o Fundo Social, e para a Comunidade São Matheus, que tradicionalmente comercializa o frango com polenta. Também deverão ser montados balcões para venda de frutas e vinho, com gratuidade para todos os produtores e expositores de vinho e de frutas para exposição no Parque, sendo que serão 12 expositores de vinho de Vinhedo, que deverão expor no mesmo espaço, ou próximo, do espaço da venda de fruta.

À Prefeitura, caberá o AVCB permanente do Parque Municipal; a presença da Guarda Municipal nos dias do evento; a disponibilização de equipe de assessoria de imprensa para atender aos veículos de comunicação antes, durante e após a festa; equipe de Turismo para informes e orientações ao público; e a disponibilização das promotoras do evento, que já foram selecionadas.