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    Vinhedo fica entre as melhores cidades do Brasil em estudo que avalia as oportunidades na área de Educação

    A cidade ficou na segunda colocação entre os 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas






    Alunos Vinhedo

    Em mais uma pesquisa realizada em âmbito nacional, Vinhedo ficou entre as melhores cidades do país no IOEB 2017 (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), que analisou dados relativos ao ano de 2015. O município ficou bem acima da média nacional no levantamento.

    “Fui secretário de Educação por um período de 5 anos, quando demos continuidade ao processo de elevação da qualidade da Educação Municipal de Vinhedo. Investimos na infraestrutura, mas também soubemos valorizar os profissionais. Hoje, vemos a cidade se destacar nos principais índices relacionados à Educação. É gratificante e sabemos que isso é resultado de muito trabalho”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    O estudo é realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), com o apoio do Instituto Península, Fundação Roberto Marinho e Fundação Lemann. Vinhedo obteve o índice de 5,5, superando a nota nacional de 4,7 e se destacando como a segunda melhor cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

    A cidade conquistou um índice acima da média do Brasil, ocupando a 32ª posição no ranking nacional. Na última pesquisa, divulgada em 2015 e com dados de 2013, o município ocupava a 55ª posição no ranking nacional e terceira da RMC, com índice 5,3.

    O IOEB leva em consideração o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), índice utilizado pelo Ministério da Educação, mas também avalia itens como formação docente, experiência dos diretores e vagas na Educação. O estudo engloba toda a educação básica – da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local -, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.

    As notas variam de 0 a 10, sendo a média final formada a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos, sendo eles divididos em dois grupos: insumos educacionais, que são os fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

    “Esse resultado confirma que estamos no caminho certo e demonstra que a cidade possui uma rede educacional bastante desenvolvida, uma vez que o estudo avalia também as redes estadual e particular”, complementou o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon.

    O secretário observou que, na Rede Municipal, no que tange aos professores do Fundamental II, mais de 50% possuem cursos de especialização e 25% concluíram mestrado e ou doutorado.

     

    Outros índices

    Vinhedo vem se destacando constantemente quando o assunto é Educação. A Prefeitura investe bem acima do índice de 25% do orçamento no setor, definido pela Constituição Federal.

    No ano passado, a cidade foi a melhor da RMC no Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), divulgado pela Assembleia Legislativa e elaborado pela Fundação Social. Um dos fatores que integram esse estudo é a escolaridade.

    Além disso, por dois anos seguidos, Vinhedo integrou um grupo seleto de cidades que obteve nota máxima no Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI), estudo que avalia matrícula em creche em relação à população de 0 a 3 anos; matrículas em pré-escola em relação à população de 4 e 5 anos; número médio de profissionais por turma, em creches das redes pública e conveniada; e número médio de docentes com ensino superior, para cada 26 crianças, em creches nas redes pública e conveniada.