Prefeitura de Vinhedo

Educação

+ notícias

Prefeitura de Vinhedo zera a fila de espera por creche

As 134 crianças que esperavam por uma vaga foram chamadas entre a primeira semana de janeiro e esta quinta-feira, 25; no final de dezembro já haviam sido chamadas 487 crianças






IMG_7780

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, acaba de chamar, neste início de ano, mais 134 crianças que esperavam por uma vaga em creche municipal, zerando pela terceira vez consecutiva a fila de espera desde que o prefeito Jaime Cruz assumiu o comando da Administração Municipal, em 2014. As famílias foram contatadas e devem comparecer aos CEIs para efetivar a matrícula.

Recentemente, a fila de espera, que era de 621 crianças em dezembro, já tinha sido reduzida em 78% no final do ano, quando haviam sido chamadas 487 crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses para efetivar matrícula e serem integradas à Rede Municipal. As crianças que ainda aguardavam por uma vaga foram chamadas agora. Assim, todos os inscritos serão integrados à Rede Municipal.

“De forma inédita, conseguimos zerar a fila de creches no final de 2014. Depois, no início de 2016, foi possível acabar mais uma vez com a lista de espera que havia se formado. E agora, com muito trabalho e planejamento, conseguimos esse êxito novamente, com grande empenho de todos da Secretaria de Educação. Essa marca só foi possível por conta do número de vagas que criamos ao longo dos últimos anos”, salientou o prefeito Jaime Cruz.

Assim, entre dezembro e janeiro, 621 crianças foram chamadas ao todo. “Fizemos uma reorganização das turmas, otimização de  espaços nas unidades, ampliação do número de vagas nas escolas conveniadas e contratação de auxiliares de Educação Infantil. Tivemos também forte apoio das equipes gestoras das unidades e a preocupação e o cuidado em manter a qualidade e a capacidade de ocupação das mesmas, sempre pensando no respeito às nossas crianças”, complementou o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon.

 

Criação de vagas 

Em 2014 (no início deste ano já havia uma demanda do ano anterior), um total de 1.070 crianças com idade de 4 meses a 3 anos e 11 meses foram inscritas para creche em Vinhedo, sendo que 962 foram encaminhadas para uma vaga no decorrer do ano, zerando a fila; em 2015, foram inscritas 912 crianças, com 1.267 encaminhamentos para vagas; em 2016, foram 947 inscritos em lista e 876 encaminhamentos efetivadas; e em 2017, 979 inscrições e 1.325 encaminhamentos; e agora em janeiro, mais 134 encaminhamentos.

O aumento das matrículas é possível porque de 2009, quando o prefeito Jaime Cruz era secretário de Educação, para cá, o número de vagas em creches para crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses em Vinhedo passou de 495 para 1.703 (dados de out/2017), ou seja, o total de vagas aumentou mais de 3 vezes em relação ao que era até então. Isso foi possível por conta das ampliações de creches, otimização de espaços e da compra de vagas em unidades particulares.

Ao todo, hoje são 3.261 alunos matriculados nas 19 unidades de Educação Infantil, sendo 1.639 alunos de 4 meses a 3 anos e 11 meses, 162 alunos da mesma idade estão matriculados em período parcial, 428 alunos de 4 e 5 anos – Fase I e Fase II – idade obrigatória por lei em meio período, 149 crianças são atendidas em duas unidades de Ensino Particulares, conveniadas com a Prefeitura e 1.032 alunos de 4 e 5 anos – matriculados em Fase I e Fase II – oferta de período integral – além do previsto na legislação.

É importante salientar que Vinhedo é uma das poucas cidades do Brasil a oferecer o período integral para alunos de 4 e 5 anos. Neste caso são 1.032 crianças atendidas, que frequentam a creche no contraturno escolar. Durante  a permanência em nas unidades da Prefeitura, esses alunos têm aulas de Inglês, Educação Física e Artes também no contraturno e são acompanhados pelos auxiliares de Ed. Infantil, recebendo até 6 refeições diárias.

 

Unidade em construção

Em construção, a nova creche de Vinhedo, no bairro Vida Nova III, região da Capela, quando estiver pronta, atenderá 150 crianças. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de vinhedo e o Governo do Estado de São Paulo. A unidade está situada na Rua Aristóteles Mendes e atenderá crianças de zero a 3 anos de idade.

 

Audiência pública 

Ainda neste primeiro trimestre de 2018, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, pretende convocar uma audiência pública para discutir, de forma ampla e democrática, questões relativas às creches, sobretudo em relação aos esforços para geração de novas vagas, e também sobre a Educação Infantil como um todo.