Prefeitura de Vinhedo

Meio ambiente e urbanismo

+ notícias

Prefeitura prossegue com as obras de implantação do Parque Ecológico da Capela

Espaço será utilizado para práticas de Educação Ambiental e terá também um orquidário, a sede dos escoteiros e abrigará ainda o viveiro de mudas da Administração Municipal






IMG_8642

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, prossegue com as obras de implantação do Parque Ecológico da Capela, espaço projetado para ser uma das áreas de lazer mais completas não apenas de Vinhedo, mas de toda a região, trazendo ainda mais qualidade de vida aos vinhedenses, especialmente aos moradores daquela região.

“Será uma área de convívio para os moradores, que servirá para o lazer e descanso, para atividades físicas e também para a educação ambiental, afinal, será um espaço totalmente arborizado, com lagos e que fica ao lado do Rio Capivari, oferecendo inúmeras possibilidades de aprendizado”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

Na sexta-feira, 26, o prefeito Jaime Cruz esteve mais uma vez no local conferindo o andamento das obras. Na ocasião, juntamente com os secretários de Meio Ambiente e Urbanismo, Adriano Corazzari, e de Obras, Renato Shishido, o prefeito detalhou o projeto aos vereadores Nil Ramos, presidente da Câmara, Flávia Bitar, Paulinho Palmeira e Rui Nunes Macaxeira.

A etapa atual das obras integra uma área administrativa, que inclusive abrigará os escoteiros, para que façam suas atividades no parque a ajudem a cuidar do local; banheiro adaptados; e um grande quiosque.

No ano passado, a Prefeitura fez a terraplanagem, a limpeza no entorno dos lagos e o plantio de gramas em alguns setores. Conforme determinado pelo prefeito Jaime Cruz, a obra deve ser viabilizada não apenas com recursos próprios, mas também por meio de parcerias e termos de acordo com empresas.

Parte da limpeza e a terraplanagem no entorno dos lagos, por exemplo, foi feita através de um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) junto a uma empresa, ou seja, sem custos para a Administração Municipal.

Já a etapa atual de obras está sendo viabilizada por meio de uma quantia de R$ 575 mil, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mediado pelo Ministério Público, entre a Prefeitura e uma empresa privada. Há também R$ 200 mil do orçamento municipal para esta finalidade.

O Parque Ecológico da Capela ficará numa área de 75 mil m2 entre a Rua João Edueta, que liga o bairro à Rodovia Miguel Melhado Campos, e o Rio Capivari, no Jardim Paineiras. Contará com lagos, pista de caminhada e corrida com pisos intertravados medindo 1,1km, academia ao ar livre, parque infantil, quadras poliesportivas, ciclovia, sanitários, praça de alimentação, deck, pergolado e uma fonte interativa, entre outras atrações.

 

Meio ambiente

O viveiro de mudas da Prefeitura, que atualmente fica em uma área na Rua Carolina Von Zuben, será transferido para o Parque Ecológico da Capela. Como reforço na vegetação do espaço, está previsto o plantio de aproximadamente 2 mil mudas de diferentes espécies no local, em especial as frutíferas, até março.

O Parque Ecológico da Capela será utilizado para práticas de Educação Ambiental. A Prefeitura pretende também ceder um local no parque para que possa ser utilizado por uma associação de cultivo de orquídeas, com estrutura para implantação de um orquidário.

IMG_8637