Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Educação

    + Notícias

    Prefeitura promove encontro de gestores da Secretaria de Educação para planejamento e início do ano letivo de 2018

    Volta às aulas na Rede Municipal de Ensino, composta por mais de 10,6 mil estudantes, ocorre na quinta-feira, dia 1º; evento com o educador José Pacheco, voltado a profissionais do setor, faz parte da programação e ocorrerá no dia 23, no Teatro Municipal






    IMG_8506

    A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na sexta-feira, dia 26, no auditório do Ceprovi, um encontro voltado ao planejamento e início do ano letivo de 2018. O prefeito Jaime Cruz esteve presente e participou da abertura dos trabalhos. O evento reuniu aproximadamente 120 pessoas da Equipe Gestora da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo.

    Em seu discurso, o prefeito Jaime Cruz observou que, somente no ano passado, a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 250 milhões em Educação e Saúde. “A Educação sempre esteve entre as nossas prioridades, e não por acaso, estamos entre as melhores cidades do Brasil neste setor. Conseguimos muitos avanços nos últimos anos e, no ano passado, não foi diferente, com os trabalhos para implantação da gestão democrática, e também do sistema próprio de ensino, entre outros”, destacou o prefeito.

    O evento contou com a participação do secretário municipal de Educação, Gilberto Lorenzon; da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Claudinéia Vendemiatti Serafim; e do secretário de Obras, Renato Shishido; além dos vereadores Nil Ramos, presidente da Câmara, Flávia Bitar, Marcos Ferraz, Paulinho Palmeira e Rui Nunes Macaxeira.

    Representaram a Secretaria de Educação, além do secretário, a chefe de Gabinete, Mileni Pulga; o diretor pedagógico, Rogério Levy; a diretora administrativa, Juliana Alves; as supervisoras de Ensino Rosana Pó Magdalena, Ana Estela Pafaro da Costa e Silva, Aparecida Gloreti Soares Pedro e Paula Franco Guize; a coordenadora de Ensino Fundamental II e EJA, Elaine Ferraz; a coordenadora de Ensino Fundamental I, Rogéria Nicoletti; a coordenadora de Educação Especial, Flávia Pinheiro; o coordenador de Inovação e Tecnologia Educacional, Peter Trento; e a coordenadora de Educação Infantil, Sueli Bufallo Paffaro.

    Durante o encontro, foi apresentada a proposta de trabalho na Educação de Vinhedo para o ano de 2018, além de planos de trabalho de todos os setores da Secretaria de Educação e a atuação do novo setor, a Supervisão de Ensino.

    “Tivemos grandes desafios na Educação no ano passado e, dentro daquilo que determinou o prefeito Jaime Cruz, tivemos grandes êxitos, como a manutenção do transporte universitário e também do transporte interno dos estudantes nos mesmos moldes dos anos anteriores. Conseguimos, também, mais uma vez zerar e fila de espera para creches”, destacou o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon.

     

    Volta às aulas

    As aulas na Rede Municipal de Ensino retornam na quinta-feira, dia 1º. Neste ano, são 10.670 alunos matriculados, sendo 7002 no Ensino Fundamental, 3053 no Ensino Infantil e 615 na EJA. O calendário escolar já está pronto.

    Nas unidades de ensino, a Prefeitura está fazendo a retirada de bens inservíveis, visando descartar ou recuperar os móveis danificados pelo desgaste do tempo, bem como a limpeza interna e externa dos prédios.

    Em 2018, haverá novo processo seletivo para a composição do quadro de professores substitutos da Rede Municipal de Ensino. “A exemplo de anos anteriores, sempre existe a necessidade de completar o quadro com aulas remanescentes dentro da grade curricular. Este ano o Processo Seletivo será realizado através de provas que acontecerão até o final do semestre”, explicou o secretário de Educação.

     

    Aula inaugural

    No dia 23 de fevereiro, às 18h, no Teatro Municipal, haverá uma aula inaugural voltada aos profissionais da Educação. O evento será com o ilustre educador José Pacheco, dinamizador da gestão democrática na Educação e colaborador voluntário no Projeto Âncora, que segue o mesmo método de ensino da Escola da Ponte, que é focada na autonomia e protagonismo do aluno. Todos os educadores de Vinhedo estão convidados. É preciso fazer a inscrição pelo site gg.gg/segundachamada