Prefeitura de Vinhedo

Cultura e Turismo

+ notícias

Abertura da 56ª Festa da Uva recebe autoridades de toda a região e reforça a importância do evento no turismo para o Estado

Secretário estadual de Turismo, Fabricio Cobra, representou o governador Geraldo Alckmin e comentou sobre a classificação de Município de Interesse Turístico, que Vinhedo deverá conquistar nos próximos meses; proposta já tramita na Assembleia Legislativa






IMG_0310

Com formato totalmente novo, a Festa da Uva de Vinhedo, que neste ano promove a 56ª edição, juntamente com a 8ª Festa do Vinho, vem se consolidando como um dos eventos turísticos mais importantes não somente da região, mas sim de todo o Estado de São Paulo. Prova disso foi a presença maciça de autoridades durante a abertura no último dia 2, sexta-feira, que foram recepcionadas pelo prefeito Jaime Cruz.

Durante a solenidade, o prefeito Jaime Cruz destacou a importância dos produtores rurais do município, que mantém a tradição da festa e do povo de Vinhedo, tornando possível a realização do evento.

“Sem tradição o povo perde sua história e seus valores. Por isso, temos que agradecer aos produtores que ainda batalham e mantém viva aquela semente de acreditar que ainda é possível plantar e colher. Implantamos uma nova forma de gestão, custeada por uma empresa privada e mais uma vez será uma festa maravilhosa, um espaço de confraternização para a família”, afirmou o prefeito.

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Vinhedo, Claudinéia Vendemiatti Serafim, falou exatamente da importância da FUV para os produtores. “É uma festa para celebrar a vida, para celebrar a produção, onde os produtores podem trazer o resultado do trabalho realizado durante um ano inteiro. É uma festa que está no coração dos vinhedenses”, salientou.

Participaram da abertura o presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior, o deputado federal Vanderlei Macris, a deputada estadual Célia Leão e o secretário estadual de Turismo, Fabrício Cobra, que representou o governador Geraldo Alckmin, e os prefeitos Benjamin Bill Viera (Nova Odessa), Nicolau Finamore Junior (Louveira), Orestes Previtale (Valinhos), Marcão Marchi (Itupeva) e Hamilton Bernardes Junior (Pedreira). Também estiveram presentes diversos vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Nil Ramos, e secretários municipais.

Durante os discursos, a deputada Célia Leão afirmou que já protocolou na Assembleia Legislativa o projeto para que a cidade de Vinhedo seja considerada Município de Interesse Turístico (MIT). Obter essa classificação facilita, conforme salientou o secretário estadual de Turismo, Fabricio Cobra, acesso a verbas específicas para o município.

Após a abertura e o descerramento da fita inaugural, os presentes caminharam pelos espaços da festa e conversaram com os produtores de uva e vinho da cidade.

A FUV 2018 prossegue a partir desta quinta-feira, 8, com show gratuito da cantora Fernanda Brum. O evento, realizado pela empresa PMA-Produções e Montagens Artísticas EIRELI ME, com apoio da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, prossegue nos dias 9, 10, 11, 12 e 13 e ainda nos dias 15, 16, 17 e 18 no Parque Municipal Jayme Ferragut. O acesso ao Parque Municipal é gratuito, exceto na área de shows do Palco Principal. As atrações do gênero gospel e católica têm entrada franca. A programação completa você encontra no site da Prefeitura.