Prefeitura de Vinhedo

Educação

+ notícias

Com eleição para equipe gestora do CEI Saci-Pererê, Prefeitura avança no processo de implantação de Gestão Democrática na Educação

Ao final de 2018, todas as unidades terão suas equipes gestoras escolhidas desta maneira






A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, deu nesta semana mais um passo importante dentro do processo de implantação da Gestão Democrática na Rede Municipal de Ensino. Na quarta-feira, dia 6, a comunidade escolar, através do voto, escolheu a nova equipe gestora do CEI Saci-Pererê, localizada no Jardim Bela Vista, região da Capela.

“Por 5 anos, tive a honra, como secretário de Educação, de dar continuidade ao processo de construção de um espaço democrático e de qualidade da Educação Municipal de Vinhedo. Esse processo é contínuo. Somos referência em qualidade da Educação e queremos ser referência também em Gestão Democrática”, salientou o prefeito Jaime Cruz.

A possibilidade de escolha da equipe gestora através de eleição foi uma das diretrizes que resultaram da 1ª Conferência Municipal de Educação, promovida pela Prefeitura de Vinhedo em agosto de 2017. O tema do encontro foi “Gestão Democrática na Educação”. Além do prefeito Jaime Cruz e do secretário municipal de Educação, Gilberto Lorenzon, o evento reuniu representantes das unidades educacionais e também dos pais.

 

Eleição no Saci-Pererê

No caso específico do CEI Saci-Pererê, a antiga equipe gestora solicitou o afastamento. Desta forma, em decisão conjunta entre o Conselho de Escola da unidade e a Secretaria de Educação, ficou decido que haveria um processo democrático para escolha da nova equipe gestora.

Duas chapas se inscreveram para concorrer à gestão da unidade. A chapa vencedora é formada por Gabriele Lucas (direção), Elaine Martins (coordenação) e Antônia Biajoli (gestão), que já trabalhavam na unidade, que venceu por diferença de um voto. Dos 93 funcionários da unidade, 80 votaram. O pleito contou ainda com a participação de 171 pais.

“Nossas escolas têm tido um excelente resultado em índices educacionais no Estado e no país. A gestão democrática veio para somar com comprometimento, diálogo e respeito”, explicou o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon.

Um regramento definido pelo Conselho Municipal de Educação define quem pode participar. Formação e tempo de Rede Municipal são alguns dos critérios. Podem votar os professores efetivos, auxiliares, secretárias de escola, pais e mães, que formam a comunidade escolar. A eleição no CEI Saci-Pererê ocorreu das 6h30 às 17h30, com uma urna colocada na unidade. Logo após o término ocorreu a contagem dos votos.