Prefeitura de Vinhedo

Prefeitura

+ notícias

Prefeitura prossegue com as tratativas para a implantação em Vinhedo do 1º polo do INSS Digital do Estado de São Paulo

Na manhã desta sexta-feira, 22, o prefeito Jaime Cruz recebeu a visita da gerente executiva do INSS – Jundiaí, Valéria Nicolassa Serbino. O objetivo da reunião foi tratar de detalhes relativos à implantação, em Vinhedo, do 1º polo do INSS Digital do Estado de São Paulo, que ocorrerá em breve.

O anúncio de que Vinhedo será beneficiado com um polo do INSS Digital ocorreu em junho do ano passado, quando o superintendente regional do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira, visitou a cidade. Ele deverá estar no município novamente nos próximos dias para, juntamente com o prefeito Jaime Cruz, assinarem convênio para iniciar o funcionamento da unidade.

“O INSS Digital funcionará no setor onde está a Central SIM. Aquele local vai ser uma grande central de atendimento dos munícipes para os mais variados tipos de serviços, nos moldes do Poupatempo. E o INSS Digital, para nossa alegria, será um desses serviços, em mais uma parceria importante que trouxemos para a cidade”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

O atendimento do INSS em Vinhedo por meio do PrevCidade foi interrompido no primeiro semestre de 2016 após decisão do Governo Federal, por conta de uma Norma Técnica no Ministério do Planejamento que apenas autoriza o funcionamento de PrevCidade com servidores federais, e não mais municipais. Desde então, o prefeito Jaime Cruz permaneceu em contato com o órgão pela busca do retorno do atendimento em Vinhedo, inclusive com visitas à Previdência Social, em Brasília.

 

Funcionamento

A partir da implantação do INSS Digital em Vinhedo, a Prefeitura poderá recepcionar os documentos e enviar virtualmente para o INSS. Na prática, o cidadão dará entrada em determinada solicitação por meio da Central SIM, que enviará os documentos digitalizados ao INSS. Se tudo estiver correto, a solicitação é liberada. Se houver necessidade de acerto ou de mais documentos, o solicitante retorna à Central SIM para o complemento, que remete os dados novamente ao INSS.

Em casos que demandem perícia médica, ainda haverá a necessidade de atendimento em outros municípios. Os demais serviços serão resolvidos em Vinhedo.