Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Prefeitura

    + Notícias

    Prefeitura prossegue com trabalho de atenção especial às empresas instaladas no município e homenageia a OptiLumina

    Em 2017, a formalização de novas empresas na cidade deu um salto de 20% na comparação com o ano anterior, maior crescimento dos últimos anos






    IMG_0335

    Na manhã desta segunda-feira, dia 5, dentro da política de atenção especial às empresas que investem no município, gerando emprego e renda, o prefeito Jaime Cruz visitou a OptiLumina, instalada no Bairro Nova Vinhedo. A empresa, especializada em tecnologia de luminárias industriais, pendentes e refletores LED, recebeu um certificado de agradecimento da Administração Municipal por ter se instalado na cidade.

    O prefeito Jaime Cruz, acompanhado do diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, Jorge Torrezin, foi recepcionado pelo proprietário da empresa, Albert Rempel, que explicou o trabalho que a OptiLumina vem desenvolvendo desde julho de 2017, quando iniciou as atividades.

    “Ficamos felizes. As empresas acreditam em Vinhedo, tanto que, em 2017, registramos números recordes na formalização de negócios na cidade. Vislumbramos um cenário melhor no âmbito econômico e que, com o trabalho que estamos fazendo, aliado ao empreendedorismo, fará com que, num futuro próximo, recuperemos a nossa capacidade de investimentos”, declarou o prefeito Jaime Cruz.

    A OptiLumina está focada na busca de eficiência energética, com redução de custos com energia. Utilizando tecnologia alemã OptoLED, a empresa produz luminárias industriais com aplicação para galpões, pavilhões, linhas de montagem, armazéns, supermercados, auditórios e outras construções com pé-direito alto. Os refletores são ideais para áreas externas, como pátios de carga, descarga e armazenagem, quadras esportivas e ruas internas.

     

    Visita às empresas

    Na sexta-feira, 2, o prefeito Jaime Cruz visitou a empresa SocialPet, distribuidor especializado no canal Veterinário em Vinhedo, localizado no Bairro Pinheirinho. Com uma área de armazenagem de 2.500 m², a empresa tem espaço exclusivo e separado para medicamentos e alimentos, contando com câmara fria e controle on-line de temperatura para melhor acondicionamento dos produtos perecíveis.

    Na oportunidade, o prefeito foi recebido pelo empresário Antônio Pacheco e sua equipe. O secretário de Governo, Edison Ruiz, e os vereadores Carlos Florentino, Márcio Melle e Rui Nunes Macaxeira acompanharam o prefeito. Nos próximos dias, outras empresas que estão se instalando na cidade também receberão a visita do prefeito Jaime Cruz.

     

    Formalização de empresas

    Com o emprego da tecnologia e com um trabalho focado para atrair investimentos para o município, a Prefeitura de Vinhedo conseguiu no ano passado um resultado importante. No período, a formalização de novas empresas na cidade deu um salto de 20% na comparação com o ano anterior, maior crescimento dos últimos anos, mesmo num período de crise. A quantidade de empresas que encerraram a atividade também foi significativamente menor.

    Em 2017, a Prefeitura de Vinhedo registrou a formalização de 1534 empresas, 20% mais que em 2016. Esses números vêm crescendo de forma considerável no município. Em 2014, foram 1071 formalizações e, em 2015, 1199. Nesse rol entram todos os tipos de empresa, desde as grandes, até as pequenas e micro. Cargolift, Taegutec, Neo Rodas e Green estão entre as empresas que se instalaram no município no ano passado.

    Outro dado importante é com relação ao fechamento de empresas. Em 2014, a Prefeitura de Vinhedo registrou 249 encerramentos de atividades, número que subiu para 358 em 2015, e se manteve estável em 2016, com 357 registros. No ano passado, o fechamento de empresas registrou uma queda considerável, finalizando o período com 252 ocorrências.

     

    Ferramentas

    Em Vinhedo, a formalização de empreendedores é facilitada pela Prefeitura, que dispõe de ferramentas como o SIM Empresa Fácil, projeto implantado pela Prefeitura de Vinhedo para desburocratizar o processo de abertura, alteração cadastral e encerramento de empresas, programa que inclusive vem despertando o interesse de muitos municípios que também pretendem facilitar a abertura de empresas para os cidadãos.

    O SIM Empresa Fácil disponibiliza o sistema de abertura de empresa on-line, que analisa automaticamente o estabelecimento da empresa considerando a legislação de Uso e Ocupação de Solo e o grau de risco das atividades econômicas. Após a finalização do processo eletrônico, o sistema envia o processo para o setor de tributação, que valida ou não a declaração. Ao validar, o contribuinte é informado da situação do processo e recebe, por e-mail, o número da inscrição municipal, usuário e senha de acesso ao sistema e o Alvará Provisório para funcionamento, em até 24 horas.

    A partir da aprovação da declaração, feita pelo setor de tributação, o sistema emite as solicitações de vistoria para os órgãos responsáveis automaticamente. O contribuinte aguarda a visita do órgão responsável em seu estabelecimento e o seu parecer para retirar o Alvará Definitivo. Em 2016, uma equipe de João Dória, eleito prefeito de São Paulo, esteve em Vinhedo para conhecer esse sistema.

     

    Legislação 

    O município conta com duas legislações específicas voltadas aos empresários, ambas de autoria do Governo Jaime Cruz.  Entre os benefícios, as empresas poderão ter a isenção do IPTU por 15 anos, desde que estejam produzindo, gerando emprego e arrecadação para o município, utilizar até 10% do valor de impostos que gerarem para o município para abatimento no IPTU, ficando ainda os outros 90% para os cofres municipais.