Prefeitura de Vinhedo

Prefeitura

+ Notícias

Equipe do Departamento de Combate às Perdas da Sanebavi participa de curso de capacitação para pesquisa de vazamentos não visíveis

Curso envolveu aulas teóricas e práticas com o uso de equipamentos pelas ruas de Vinhedo






A equipe do Departamento de Combate às Perdas e Controle de Água da Sanebavi participou nesta semana de um curso de capacitação em pesquisa de vazamentos não visíveis em redes de água. Com aulas teóricas e práticas, os funcionários conheceram as características e funcionalidades dos aparelhos comprados pela autarquia e foram às ruas para testar os equipamentos.

Nesta terça-feira, 6, o superintendente da Sanebavi, Ricardo Facchini, e o diretor do Departamento de Combate às Perdas e Controle de Água, David Debes, estiveram no Jardim Bela Vista, na Capela, para acompanhar o grupo que estava à procura de vazamentos na rede de água.

“Adquirimos recentemente um veículo para o setor de combate às perdas que foi totalmente equipado com aparelhos de última geração para nos auxiliar na identificação de vazamentos não visíveis na rede de água. Agora, com essa capacitação dos nossos profissionais, conseguiremos aperfeiçoar o trabalho que já vinha sendo realizado na identificação dos pontos com problemas, reduzindo o índice de perdas de água tratada no município”, explica o superintendente da Sanebavi, Ricardo Facchini.

Fazem parte dos equipamentos adquiridos pela autarquia o geofone eletrônico com sistema digital, com sensores em forma de tripé e pata de elefante e fone de ouvido estéreo, hastes de escuta mecânica e de perfuração, manômetro com mangueira e engate rápido, patrulhador e software para coleta de dados, sensores de ruídos para identificação de vazamento e válvula geradora de onda eletrônica para identificação de ligações clandestinas.

“Investimentos como esse, em equipamentos e tecnologia, complementam todas as demais ações que estamos colocando em prática em Vinhedo nos últimos anos em saneamento básico, como por exemplo, a construção de novos reservatórios e o combate às perdas com a substituição de redes antigas para garantir mais qualidade de vida para a população”, afirma o prefeito Jaime Cruz.

Após essa capacitação, a equipe irá percorrer todo o município de Vinhedo para identificar possíveis áreas com vazamentos não visíveis na rede de água, permitindo a rápida intervenção para solução do problema e garantindo mais água para atendimento da população.