Prefeitura de Vinhedo

Prefeitura

+ notícias

Nova Unidade Básica de Saúde da Vila Garcez, na região da Capela, segue em construção

Programa Estratégia Saúde da Família, mais conhecido como Médico da Família, com atendimento inicial previsto em 4 mil pessoas, terá início por essa UBS






A nova Unidade Básica de Saúde na Vila Garcez, no Bairro da Capela, prossegue em construção. O telhado já foi instalado e os trabalhos começam a entrar na fase de acabamento. A UBS funcionará ao lado do Complexo Educacional Norberto Elias, na Rua Agenor de Matos. A expectativa de término é para o final do ano. O prefeito Jaime Cruz visitou a obra nesta sexta-feira, dia 15.

Participaram da visita de hoje os secretários municipais de Governo, Edison Ruiz; de Saúde, Alexandre Viola; e de Obras, Renato Shishido; e os vereadores Flávia Bitar, Márcio Melle, Marcos Ferraz e Rui Nunes Macaxeira.

“É uma obra dentro de um conceito moderno de construção ecológica e sustentável. Será entregue totalmente mobiliada e com um significado importante para a população de Vinhedo. Será o início do Programa Estratégia Saúde da Família, conhecido popularmente como Médico da Família, com atendimento inicial de 4 mil pessoas, com 4 equipes da Prefeitura”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Conforme salientou o prefeito Jaime Cruz, posteriormente, o Programa Estratégia Saúde da Família, focado na Saúde Preventiva, será expandido para todas as Unidades Básicas de Saúde de Vinhedo.

“E, exatamente por isto, é que estamos propondo à Câmara Municipal homenagear o eterno médico vinhedense dr. José Osmar Meirelles dos Santos, com o nome desta Unidade e, mais do que isto, com o espaço em que se dará o início do Programa Estratégia Saúde da Família em Vinhedo. Enfim, o histórico médico da família vinhedense com uma homenagem justa”, completou o prefeito Jaime Cruz.

 

A obra

O pedido de construção de uma nova unidade na Capela foi intensificado pelo prefeito Jaime Cruz, quando assumiu a Prefeitura de Vinhedo, em 2014. A obra é financiada com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; licitada e executada pelo Governo do Estado e, depois de concluída, será entregue ao município de Vinhedo.

Por meio dessa UBS, a Prefeitura iniciará o programa Estratégia Saúde da Família com uma equipe multiprofissional, que desenvolverá ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças, além da manutenção da saúde da comunidade.

A nova Unidade de Saúde está inserida no programa do governo – UBS 2. Terá 819 m² de área construída e será composta por duas salas de espera, recepção, fraldário, sanitários masculino, feminino e adaptados, nove consultórios para atendimento de pacientes, sendo um odontológico, sala de curativo, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta laboratorial, sala de atividade coletiva, sala de trabalho para agendes comunitários, sala de dispensação e estoque de medicamentos.

Contará ainda com sala de observação para três leitos com banheiro, sala de prontuário, sala administrativa, sala de trabalho para agentes comunitários, sala de expurgo, sala de lavagem e desinfecção química, sala de esterilização, sala para descarte de resíduos, área de esterilização, almoxarifado, copa, espaço coberto para atividade e playground.