Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Prefeitura

    + Notícias

    Prefeitura de Vinhedo padroniza procedimento de coleta de exame de Papanicolau conforme diretrizes do Ministério da Saúde


    Recomendação do Governo Federal é baseada em inúmeros estudos realizados no Brasil e também no exterior






    Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, adotou alterações no processo de coleta de Papanicolau, exame preventivo ao câncer de colo de útero. No município, a padronização do atendimento, conforme determina o Governo Federal para o Sistema Único de Saúde (SUS), teve início em 2016 e foi efetivada de forma integral no ano passado.

    Pelas novas diretrizes do Ministério da Saúde para o rastreamento do câncer de colo do útero, o exame citopatológico (conhecido popularmente como Papanicolau) deve ser realizado trienalmente após dois exames consecutivos anuais normais.

    Com relação à idade, o início da coleta deve ser feito em mulheres com vida sexual ativa a partir de 25 anos de idade. Os exames serão realizados até os 64 anos de idade e serão interrompidos quando as mesmas apresentarem dois exames normais nos últimos cinco anos. Mulheres submetidas a histerectomia total estão dispensadas da coleta.

    Antes dessas diretrizes do Ministério da Saúde, o exame era feito realizado anualmente. Além disso, podiam submeter-se ao procedimento mulheres que já haviam iniciado a vida sexual, sem restrição de idade.

    “Obviamente que com essa mudança, o número de exames realizados tende a cair, mas é importantíssimo frisar que essas novas diretrizes do Ministério da Saúde são baseadas nos mais completos estudos científicos realizados não somente no Brasil, mas também no exterior, que analisaram de forma criteriosa o comportamento da doença perante o público-alvo e  também no que diz respeito à periodicidade do procedimento, ou seja, não é uma medida unilateral no município”, destacou o secretário de Saúde, Alexandre Viola.

    A íntegra das Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero pode ser consultada no site http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/DDiretrizes_para_o_Rastreamento_do_cancer_do_colo_do_utero_2016_corrigido.pdf

     

    Atendimento na Rede Municipal

    A Rede Municipal de Saúde conta hoje com dez ginecologistas. O exame de Papanicolau é feito durante as consultas nas Unidades Básicas de Saúde.

    As mulheres que forem se submeter ao procedimento devem seguir algumas orientações nas 48 horas anteriores, tais como: não usar creme e/ou óvulo vaginal; não usar ducha nem fazer lavagem interna; não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal e/ou ressonância magnética de pelve; não manter relações sexuais com ou sem uso de preservativo; idealmente, a coleta não deve ser feita durante a menstruação, mas pode ser realizada em vigência de sangramento não-menstrual.