Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Educação

    + Notícias

    Prefeitura promoverá audiência pública para discutir questões ligadas à Educação Infantil

    De forma democrática e transparente, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, promoverá uma audiência pública no próximo dia 28, a partir das 19h, para discutir temas ligados à Educação Infantil. O encontro será realizado no anfiteatro do Ceprovi, localizado na Avenida Independência, 5.407, no Jardim Alba.

    “Educação, para mim, não é discurso. É ação. Por 5 anos, tive o prazer de estar como secretário de Educação de Vinhedo e, ao lado dos profissionais que compõem a secretaria, em sua maioria funcionários concursados, de carreira, estabelecemos avanços importantes para a cidade, especialmente no quesito pedagógico e de infraestrutura, com o objetivo de proporcionar uma Educação de qualidade para os filhos e filhas vinhedenses. E os índices demonstram que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    Entre os temas a serem debatidos na audiência pública estão: lista de espera para vaga em creche, período de férias nas unidades de Educação Infantil e período determinado para realização de inscrição em creche/calendário de atendimento. A audiência servirá para tratar também de questões ligadas ao direito primordial da criança de ficar com a família.

    Também será debatido o fato de que Vinhedo é uma das poucas cidades do Brasil a oferecer o período integral para alunos de 4 e 5 anos. Neste caso são mais de mil crianças atendidas, que frequentam a creche no contraturno escolar, ainda que, por lei, a obrigatoriedade de creche é para crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses.

    Será um encontro para dialogar com a sociedade sobre o tema, de forma democrática, dentro dos princípios estabelecidos pelo prefeito Jaime Cruz que, em sua gestão, em três oportunidades, conseguiu atender toda a demanda de espera por vagas em creche, algo raro no Brasil.

    “Apesar de toda essa condição oferecida pelo município, a escola não deve e não pode substituir o papel da família no desenvolvimento das crianças, algo fundamental para que elas cresçam saudáveis e felizes”, destacou o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon.

    Conforme explicou o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon, a audiência será composta de duas etapas, sendo a primeira etapa expositiva, efetuada pela Equipe Gestora da Secretaria de Educação, e a segunda etapa destinada à audição de propostas pela comunidade.

    “A participação da comunidade nessa audiência será de grande importância, pois é um assunto que precisa ser discutido com a sociedade. Será uma grande oportunidade para a sociedade colaborar para que possamos manter a Educação Infantil de Vinhedo entre as melhores do Estado e do Brasil”, salientou o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon.