Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Saúde

    + Notícias

    Com trabalho de gestão, Prefeitura aumenta o número de cirurgias eletivas realizadas em Vinhedo

    No ano passado foram realizados mais de 1100 procedimentos no município, além de 707 agendamentos junto ao Estado






    Com foco na gestão, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, conseguiu aumentar de forma considerável o número de cirurgias eletivas de pacientes que são atendidos pela Rede Municipal.

    No ano de 2017, foram realizadas no município mais de 1100 cirurgias eletivas, um aumento percentual de 10%. Também foi possível aumentar o número de cirurgias disponibilizadas, sem custo, pelo Estado ao município, por meio do Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS 7). Em 2016, foram agendados 469 pacientes e no ano passado, 707 pacientes.

    “Em um inédito e importante trabalho realizado na área da Saúde em 2017, unificamos a lista de espera por cirurgias eletivas, com destaque para as prioridades, seguindo as normativas do Ministério da Saúde, proporcionando transparência e agilidade para os atendimentos dos cidadãos”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    “Este processo, além de ser uma obrigação do Gestor Público, nos proporcionou um ganho extra, repassado pelo Ministério, na ordem de R$ 89 mil. Aliás, Vinhedo foi um dos poucos municípios no país a ter direito a este recurso. E, em 2018, pelo cumprimento desta meta, receberemos novamente o dobro de recursos pagos em 2017, que será importantíssimo para a condução dessas cirurgias”, completou o prefeito.

    Os recursos foram aplicados em 154 cirurgias realizadas na Santa Casa de Vinhedo nas mais diversas especialidades: cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia procto/geral, cirurgia otorrinolaringológica, cirurgia ortopédica, cirurgia plástica, cirurgia pediátrica, cirurgia procto/geral, cirurgia urológica e cirurgia vascular.

     

    Pagamento dos serviços hospitalares

    Pelo Pacto Federativo, que rege os direitos e obrigações dos municípios, à Prefeitura caberia cuidar da Atenção Básica, que são as consultas básicas nas Unidades de Saúde. Cirurgias, por exemplo, são obrigações do Estado.

    Entretanto, Vinhedo tem uma política complementar para atendimento aos cidadãos, já que o Estado não tem estrutura suficiente para cuidar sozinho desta área, mesmo legalmente sendo sua obrigação. Recentemente, a Prefeitura modificou o pagamento dos serviços hospitalares e agora a Administração Municipal paga 3,32 vezes o valor da tabela SUS nos procedimentos realizados.

    WhatsApp Image 2018-03-22 at 8.07.05 AM