Prefeitura de Vinhedo

Defesa Civil

+ notícias

Destaque no Brasil dentro da campanha ‘Cidade Resiliente’, Defesa Civil de Vinhedo conta agora com certificação internacional

Capacitação foi feita pelo servidor Maurício Barone, que aplicará os conhecimentos no trabalho desenvolvido pelo órgão na cidade






O trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Vinhedo, órgão ligado à Secretaria de Transportes e Defesa Social da Prefeitura, dentro da campanha ‘Cidade Resiliente’, resultou em uma certificação internacional de “Redução do Risco de Desastres e Desenvolvimento Local”, curso administrado pelo Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (CIF/OIT), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).

O Certificado de Aproveitamento, recebido na última sexta-feira, 23, foi obtido através da participação do diretor da Defesa Civil de Vinhedo, Maurício Roberto Barone, no curso.

“Nos últimos anos, Vinhedo vem investindo em medidas estruturais e de gestão para que o município se torne uma Cidade Resiliente com desenvolvimento sustentável local. Somos uma das dez cidades escolhidas pelo Escritório da ONU para Redução de Riscos e Desastres (UNISDR) para o Terceiro Ciclo da Campanha Mundial e investir na capacitação dos nossos servidores faz parte desse processo”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

O secretário municipal de Transportes e Defesa Social, Júnior Vendemiatti, reforçou a importância de investir na capacitação de servidores públicos.

Indicado pelo Promotor da ONU no Brasil da Campanha “Cidade Resiliente”, Sidnei Furtado, para uma bolsa de estudos para o Curso presencial em Turim (Itália), Barone, representando a Defesa Civil de Vinhedo, foi aprovado e, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Itália e da Prefeitura de Vinhedo. O servidor público concursado viajou em junho para Turim, onde realizou a formação presencial e, posteriormente, realizou uma complementação na modalidade à distância.

Entre os dias 28 de junho e 22 de dezembro de 2017 foram oferecidos cinco conteúdos de aperfeiçoamento em Gestão do Risco, Emergências e Desastres, além de Resiliência e Desenvolvimento Local. Processos de globalização, descentralização local frente ao impacto de desastres no território; o risco de desastres com sua origem, avaliação, redução e prevenção num clima em mudança; planejamento estratégico como eixo central de uma política de redução de riscos e desenvolvimento local sustentável; preparativos diante de desastres no território de redução de desastre, no quadro de desenvolvimento sustentável; reconstrução pós-desastre como uma oportunidade para avançar rumo ao desenvolvimento sustentável.

Em seguida foi necessária a apresentação de um Projeto Final como Trabalho de Conclusão de Curso com o tema “Projeto de Resiliência e Sustentabilidade Hídrica de Vinhedo – Programa de Recuperação de mananciais e Nascentes, Aplicação de Técnicas Preservacionistas, e Produção de Água”, que se trata de um projeto em execução pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Com a aprovação do Projeto Final e com um aproveitamento de 85 pontos em 100 possíveis durante o Curso, o CIF/OIT considerou concluída a formação e entregou o Certificado de Aproveitamento que se soma agora ao Certificado de Aproveitamento e Participação da fase presencial em Turim.