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Prefeitura de Vinhedo contabiliza 879 empresas abertas no município desde 2014

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O número de empresas abertas e ativas no município vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. Durante a gestão do prefeito Jaime Cruz, com dados a partir do final de março de 2014, quando assumiu seu primeiro mandato, atualizados até dezembro de 2017, são 879 novas empresas instaladas na cidade.

“Esse número é reflexo de ações importantes, como a Nova Lei de Incentivos às empresas, que aprovamos em 2016, bem como o SIM Empresa Fácil, sistema que implantamos na cidade, graças aos investimentos no setor de Cidade Digital, que permite abrir uma empresa, com alvará provisório, em 24 horas, desburocratizando o setor de desenvolvimento econômico, reconhecido inclusive pelo SEBRAE, que concedeu a Vinhedo o selo Prefeito Empreendedor exatamente pela Inovação do SIM Empresa Fácil”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

O levantamento foi feito pela Assessoria Econômico e Financeiro da Prefeitura de Vinhedo. Esse número diz respeito a micro, pequenas e médias empresas que se instalaram em Vinhedo neste período e que obtiveram Inscrição Estadual. São empresas de diversos ramos de atuação, que estão contribuindo com geração de emprego e renda na cidade.

 

SIM Empresa Fácil

No município, a formalização de empreendedores é facilitada pela Prefeitura, que dispõe de ferramentas como o SIM Empresa Fácil, projeto implantado pela Prefeitura de Vinhedo para desburocratizar o processo de abertura, alteração cadastral e encerramento de empresas, programa que inclusive vem despertando o interesse de muitos municípios que também pretendem facilitar a abertura de empresas para os cidadãos.

O SIM Empresa Fácil disponibiliza o sistema de abertura de empresa on-line, que analisa automaticamente o estabelecimento da empresa considerando a legislação de Uso e Ocupação de Solo e o grau de risco das atividades econômicas. Após a finalização do processo eletrônico, o sistema envia o processo para o setor de tributação, que valida ou não a declaração. Ao validar, o contribuinte é informado da situação do processo e recebe, por e-mail, o número da inscrição municipal, usuário e senha de acesso ao sistema e o Alvará Provisório para funcionamento, em até 24 horas.

A partir da aprovação da declaração, feita pelo setor de tributação, o sistema emite as solicitações de vistoria para os órgãos responsáveis automaticamente. O contribuinte aguarda a visita do órgão responsável em seu estabelecimento e o seu parecer para retirar o Alvará Definitivo.