Prefeitura de Vinhedo

Negócios Jurídicos

+ notícias

Procon de Vinhedo orienta sobre os direitos do consumidor na época de páscoa

Às vésperas da Páscoa, o Procon de Vinhedo, órgão vinculado à Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Vinhedo, considera oportuno orientar os consumidores sobre seus direitos no momento da compra dos ovos e chocolates.

O consumidor deve, primeiramente, observar a composição do produto, que deverá estar informada na embalagem, bem como seu vencimento e local de exposição no estabelecimento.

Os produtos em boas condições de acondicionamento e exposição são aqueles afastados de qualquer situação que possa afetar sua qualidade e características, como fontes de calor, frio e proximidade de produtos de limpeza.

O consumidor deve, ainda, observar e certificar se o rótulo do produto contém todas as informações sobre seus ingredientes. A atenção deve ser redobrada aos consumidores com algum tipo de intolerância e alergia a determinados ingredientes, que devem, sim, constar da embalagem.

Para os produtos que possuem brinquedos, devem ser observadas a existência da certificação do Inmetro e a indicação da faixa etária. Para assegurar seus direitos, o consumidor deve guardar a nota fiscal da compra e também a embalagem do produto que venha a causar algum dano ao consumidor.