Prefeitura de Vinhedo

Cultura e Turismo

+ notícias

Com diversas atividades programadas, Prefeitura de Vinhedo abre mais uma edição da Semana de Incentivo à Leitura

Evento integra o calendário especial de aniversário de Vinhedo, que no último dia 2 completou 69 anos






IMG_1394

Com o tema “Ler é uma viagem”, a Prefeitura de Vinhedo abriu nesta terça-feira, dia 10, mais uma edição da Semana de Incentivo à Leitura, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação. Com presença do prefeito Jaime Cruz, a abertura do evento ocorreu na Praça Sant’Anna.

“Teremos diversas atividades, apresentações e contação de histórias, valorizando a Leitura, unindo Educação e Cultura, pilares da formação de cidadania. Teremos, inclusive, uma ação inédita, uma Oficina de Literatura, com o escritor vinhedense Jose Antônio Zechin, nas escolas e no Centro Cultural. Vinhedo é uma Cidade Educadora e que valoriza a Cultura, nas mais diversas expressões, respeitando acima de tudo o desenvolvimento pessoal de todos os seres humanos”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

A abertura da Semana de Incentivo à Leitura contou com a participação de arte educadores, que fizeram uma apresentação musical; com a presença dos alunos dos 9ºs anos da EM Darci Briski; dos 6ºs anos da EM Integração e 3ºs anos da EM Prof. Cláudio Gomes, e de escolas particulares. Também houve uma contação de histórias através da professora Maria Cândida.

Além disso, também foram disponibilizados livros de diversos gêneros para os alunos e população em geral, gratuitamente, que puderam levar para casa como forma de promover o incentivo à leitura. Neste ano, um mascote estilizado em forma de livro acompanhará todo o evento nas escolas.

A partir desta quarta-feira, 11, até o dia 20, haverá diversos eventos nas escolas da Rede Municipal de Ensino relacionados ao incentivo da leitura. No sábado, dia 14, a partir das 9h, serão realizadas diversas atividades na Praça Sant’Anna, como apresentações de dança dos alunos das Oficinas Culturais, apresentação de música, com os arte educadores do núcleo de Música, declamação de poesias e microfone aberto para a participação da população em geral, com desafios de leituras de poesias.

Também haverá intervenções cênicas, com alunos de teatro das Oficinas Culturais em bancos, restaurantes, Policlínica, UPA, Centro Médico, sede da Terceira Idade, Câmara de Vereadores e Santa Casa, mostrando que a leitura é uma grande viagem e, por isso, eles estarão caracterizados como viajantes e aeromoças.

Programação das intervenções cênicas:

 

Sexta-Feira, Dia 13

14h

– 3ª Idade Três Irmãos

– UPA

 

Segunda-Feira, Dia 16

14h

– 3ª Idade Capela

17h45

– Câmara Municipal

 

Terça-feira, dia 17

14h

– Bancos da cidade

 

Quarta-feira, dia 18

14h

– 3ª Idade Bem Viver

-Quero Vida

– Centro Médico

– Casa Abrigo

19h30

– Restaurantes

 

Quinta-feira, dia 19

14h

-Policlínica

– Zarelli

– Rodoviária

19h30

Restaurantes

 

Sexta-feira, dia 20

14h

-Policlínica

– Supermercado Zarelli

– Rodoviária