Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Indústria, Comércio e Agricultura

    + Notícias

    Empresa atraída pela Lei de Incentivos da Prefeitura de Vinhedo e qualidade da cidade ultrapassa a marca de 1 milhão de rodas de veículos produzidas

    Vinhedo tem duas legislações específicas voltadas aos empresários, ambas de autoria do prefeito Jaime Cruz, sancionadas em 2015 e lançadas em 2016






    20180411_102844

    As condições especiais oferecidas pela Prefeitura de Vinhedo, incluindo a Nova Lei de Incentivos, e a qualidade da cidade atraíram centenas de empresas nos últimos anos, que hoje geram emprego e renda para o município. Entre elas está a NeoRodas, que conta com 400 colaboradores e que, em pouco menos de 1 ano e meio de funcionamento, já alcançou a marca de 1 milhão de rodas produzidas. Nesta quarta-feira, dia 11, o prefeito Jaime Cruz esteve na unidade, instalada no Distrito Industrial.

    “É mais uma empresa que confirma a importância da Nova Lei de Incentivos que implantamos em Vinhedo em 2016. Nesta sólida e justa relação de parceria, empresas como NeoRodas contribuem para o desenvolvimento da nossa Vinhedo, com geração de empregos e renda. Vamos ao Trabalho”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

    Dentro do ciclo de visitas às empresas de Vinhedo, o prefeito esteve na NeoRodas acompanhado do diretor de Indústria, Comércio e Agricultura da Prefeitura, Jorge Torrezin, e foram recepcionados por Alexandre Abage e Adenilson Bassani.

    Com 400 trabalhadores divididos em três turnos, a empresa tem uma visão humana e atual sobre o respeito aos trabalhadores, inclusive com uma completa academia para exercícios físicos para os colaboradores e sistema de climatização em todos os ambientes, inclusive nos galpões da fábrica, reduzindo a temperatura em 10 graus, entre outros investimentos.

    A NeoRodas nasceu em Vinhedo em 2016, a partir da aquisição de uma histórica fábrica de rodas que atuava no mercado desde 2004. Oferece rodas em alumínio de alta qualidade e confiabilidade, tendo como clientes grandes montadoras instaladas no Brasil e na América do Sul como Volkswagen, General Motors, Hyundai, Mitsubishi, Lifan e Fiat Chrysler Automobiles. Em menos de 1 e meio de operações em Vinhedo, a NeoRodas já atingiu a impressionante marca de 1 milhão de rodas produzidas no Brasil.

    No ano passado, inclusive, a empresa adquiriu uma fábrica de rodas de alumínio no Estado da Flórida, Estados Unidos, e transferiu os ativos da fábrica para a unidade de Vinhedo.

     

    Incentivo

    Vinhedo tem duas legislações específicas voltadas aos empresários, ambas de autoria do prefeito Jaime Cruz, sancionadas em 2015 e lançadas em 2016. A Lei Complementar 140/2015 corrigiu a situação de empresas que se instalaram no município pela Lei 33/2002 que depois teve a validade de alguns artigos que previam o reembolso de investimentos efetuados, através da cota parte do ICMS, suspensa pela Justiça.

    Já a Lei Complementar 139/2015 criou uma nova legislação de incentivos fiscais, já adequadas às bases legais para atrair novas empresas para o município. Entre os benefícios, as empresas podem ter a isenção do IPTU por 15 anos, desde que estejam produzindo, gerando emprego e arrecadação para o município, utilizar até 10% do valor de impostos que gerarem para o município para abatimento no IPTU, ficando ainda os outros 90% para os cofres municipais.

    Pela nova legislação, as empresas prestadoras de serviços de logística, mesmo aquelas já em funcionamento, que abrigarem em suas dependências outras empresas geradoras de valor adicionado para o município, terão descontos nos tributos devidos, inclusive no ISSQN, IPTU e taxa de Coleta de Lixo, por um período de até 15 anos.

    As empresas que adquirirem imóveis com edificações já prontas e que passarem a desenvolver atividades em Vinhedo também podem ter os benefícios previstos na lei.

    Além disso, a Prefeitura oferece o SIM Empresa Fácil, que  disponibiliza o sistema de abertura de empresa on-line, que analisa automaticamente o estabelecimento da empresa considerando a legislação de Uso e Ocupação de Solo e o grau de risco das atividades econômicas. Após a finalização do processo eletrônico, o sistema envia o processo para o setor de tributação, que valida ou não a declaração. Ao validar, o contribuinte é informado da situação do processo e recebe, por e-mail, o número da inscrição municipal, usuário e senha de acesso ao sistema e o Alvará Provisório para funcionamento, em até 24 horas.

    A partir da aprovação da declaração, feita pelo setor de tributação, o sistema emite as solicitações de vistoria para os órgãos responsáveis automaticamente. O contribuinte aguarda a visita do órgão responsável em seu estabelecimento e o seu parecer para retirar o Alvará Definitivo.