Prefeitura de Vinhedo

Meio ambiente e urbanismo

+ notícias

Prefeitura de Vinhedo desenvolve ação de educação ambiental intermunicipal com a cidade de Louveira

Ação mobilizou alunos do 4º ano da EM Magdalena Lébeis no plantio de mudas de árvores nativas nas margens do rio Capivari






A Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e de Educação, realizou nesta terça-feira, 10, uma ação de educação ambiental intermunicipal com a cidade de Louveira, envolvendo os alunos do 4º ano da Escola Municipal Magdalena Lébeis.

Os estudantes participaram do plantio de mudas de árvores nativas nas margens do rio Capivari, na estrada da Gruta, em Louveira.  A ação segue uma das diretivas do Programa Município Verde Azul.

Além de participarem do plantio, os alunos também aprenderam sobre a importância de preservação e conservação do meio ambiente e entenderam que as mudas plantadas estão ajudando na recuperação da mata ciliar e também favorecendo a fauna local que terá o seu habitat natural restaurado.

Matas ciliares

As matas ciliares compreendem a vegetação que se localiza em áreas situadas nas proximidades de cursos d’água, tais como rios, lagos, olhos d’água e reservas hídricas em geral, representando uma proteção natural dos cursos d’água.

O processo ocorre quando essas matas, através de suas raízes, seguram o solo das margens dos rios, evitando casos de erosão fluvial, em que as águas desgastam as bordas que as comprimem e provocam abalos na estrutura superficial.