Prefeitura de Vinhedo

Cultura e Turismo

+ notícias

Com 25 arte educadores nas Oficinas Culturais, Prefeitura incentiva a capacitação constante dos profissionais

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, oferece diversos cursos gratuitos à população por meio das Oficinas Culturais, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, dança e música. Atualmente, esse trabalho é desenvolvido por 25 arte educadores que atuam nos três Centros Culturais de Vinhedo, que são incentivados a passar por constante capacitação.

Neste sentido, os arte educadores participam de congressos, capacitações, mostras, entre outras atividades que propiciam a troca de saberes entre profissionais de cada área.

Exemplo disso foi a participação do arte educador do Centro Cultural e ceramista Rogério Antônio Carvalho Silva, acompanhado da também ceramista e educadora vinhedense Flávia Pircher, na 52ª Conferência Anual de Cerâmica, em Pittsburgh na Pennsylvania /USA, o NCECA 2018 (The National Council on Education for the Ceramic Arts), que ocorreu de 14 a 17 de março, trabalhando como voluntários neste evento.

O objetivo do NCECA é promover a Arte da Cerâmica, bem como novas técnicas, materiais, matérias primas e muitas outras possibilidades na Arte do Barro. Nos Estados Unidos, a Cerâmica é ensinada nas escolas públicas, particulares, centros de arte e nas universidades. A maioria dos ceramistas é graduada pelas universidades.

Entre os mais 100 voluntários havia representantes de vários países como Inglaterra, Escócia, Índia, Paquistão, entre outros, sendo que da América Latina, estiveram os dois vinhedenses, entre eles Rogério, que possibilitou que novos conhecimentos sejam aplicados nas Oficinas de Cerâmica oferecidas no Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini.

Ainda com o objetivo de dar ao arte educador a possibilidade de conhecimento de novas técnicas, a Secretaria de Cultura e Turismo proporcionou no dia 24 de março um workshop de Dança, tendo como inspiração o bailarino vinhedense, conhecido como Tutu Morasi, que iniciou sua trajetória em Vinhedo e que hoje faz sucesso nos palcos da TV e dos teatros.

 

Oficinas Culturais

Para os interessados em participar das Oficinas Culturais, é necessário procurar as Centrais SIM com o Cartão Cidadão, documento pessoal e comprovante de endereço e preencher o Cadastro de Interesse de Matrícula. Mais informações pelo telefone (19) 3876-5393.

Os Centros Culturais estão em três endereços:

Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini (sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)
Telefone: (19) 3876-5393
Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
E-mail: secitur@vinhedo.sp.gov.br

Centro Cultural da Capela
Telefone: (19) 3886-5244
Endereço: Rua José Ferragut, nº 31, Jardim Bela Vista
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
E-mail: secitur@vinhedo.sp.gov.br ou culturacapela@vinhedo.sp.gov.br

Centro Cultural Vila João XXIII
Telefone: (19) 3886-2911
Endereço: Rua Papa Pio XII, s/n, Vila João XXIII
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
E-mail: secitur@vinhedo.sp.gov.br ou culturavila@vinhedo.sp.gov.br