Prefeitura de Vinhedo

Meio ambiente e urbanismo

+ notícias

Prefeitura promove seminário sobre Fragilidades e Potencialidades do Solo durante a Revisão do Plano Diretor de Vinhedo

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, vem trabalhando de forma consistente, transparente e democrática no processo de Revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo. Neste sentido, foi promovido nesta semana um seminário com o tema Fragilidades e Potencialidades do Solo.

A ação, direcionada aos delegados que fazem parte do trabalho de revisão como forma de oferecer o máximo em informações, foi realizada na terça-feira, 10, e na quarta-feira, 11, das 18h às 10h, na sede da Terceira Idade, no São Matheus, mesmo local onde ocorrem os encontros semanais. A exposição foi feita pelo professor Rinaldo Calheiros, que é pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e consultor técnico.

Na próxima segunda-feira, 16, ocorre mais um encontro ordinário do processo da revisão. Na fase atual, os delegados iniciaram uma nova fase de análise e elaboração de propostas, dentro dos cinco eixos temáticos. Esse trabalho será realizado durante três semanas.

Os trabalhos estão pautados em cinco eixos temáticos: Mobilidade e Transporte; Organização do Território; Qualidade de Vida e Economia; Serviços Públicos; e Meio Ambiente e Patrimônio Cultural. Durante algumas semanas, esses temas foram discutidos através de oficinas dentro de grupos específicos.

Todo o material referente à revisão, tais como vídeos, materiais de apoio, plano de trabalho e demais documentos relacionados, pode ser encontrado no site da Prefeitura, clicando no banner ‘Revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo’.

A Revisão do Plano Diretor reúne levantamentos e diagnósticos sobre a cidade. Após a conclusão, será redigido o texto final, que será enviado para análise do Legislativo. Alguns estudos importantes já foram apresentados, como o Plano de Macrodrenagem da cidade, o Plano de Recursos Hídricos e o diagnóstico do município. Os encontros ocorrem semanalmente.

Conforme determinado pelo prefeito Jaime Cruz, um dos estudos que compõem a Revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo, o Plano de Recursos Hídricos de Vinhedo, faz de Vinhedo o primeiro município da região e um dos pioneiros do Brasil nesse tipo de levantamento.