Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Prefeitura

    + Notícias

    Modelo de Cidade Digital da Prefeitura de Vinhedo é apresentado no Smart City Business America Congress & Expo, em São Paulo

    Município se aproxima do Plano Nacional Internet das Coisas, que resultará em bilhões de investimentos no Brasil






    O prefeito Jaime Cruz participou nesta segunda-feira, 16, como palestrante convidado, do Smart City Business America Congress & Expo, evento que ocorre até quarta-feira, 18, no Expo Center Norte, em São Paulo. O objetivo foi apresentar para outros municípios as ações realizadas e em andamento que colocam Vinhedo em destaque na Gestão Inteligente e no Planejamento de Cidades Digitais.

    “Apresentamos os avanços da nossa Gestão, especialmente nos investimentos na área de Cidade Digital. É prazeroso este reconhecimento porque, como gestor público, nossa missão é, ao lado dos profissionais que temos na Prefeitura, trazer recursos e soluções tecnológicas que facilitem o dia a dia dos cidadãos, com foco sempre na qualidade de vida e bem-estar”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    “Aproveitamos o evento e nos aproximamos, ainda mais, do Plano Nacional Internet das Coisas, que projeta investimentos importantes para tornar as Cidades Digitais reais Cidades Inteligentes”, completou o prefeito, que participou de um evento que teve como mediador o deputado federal Vitor Lippi, presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio às Cidades Inteligentes.

    O Smart City Business America Congress & Expo é um lugar de convergência, com especialistas e líderes de iniciativas inovadoras e transformadoras, que compartilham experiências, conhecimentos, ideias, visões, soluções e casos de sucesso. Participam do evento gestores municipais, executivos de grandes, médias e pequenas empresas, empreendedores, líderes, formadores de opinião e imprensa especializada.

     

    Vinhedo como modelo 

    Com um modelo inovador de Cidade Digital, a Prefeitura de Vinhedo conseguiu facilitar a vida dos vinhedenses, tornando disponíveis os serviços públicos em diferentes canais de atendimento. O projeto Soluções Integradas Municipal- SIM Vinhedo Digital – foi criado para ser uma avançada rede tecnológica de serviços à população, de melhoria contínua na gestão governamental e para inclusão digital dos cidadãos, permitindo levar a mais de 80% dos moradores, acesso gratuito ao sinal de internet na cidade.

    A oferta do acesso gratuito ao sinal de internet aos moradores é feita pela Infovia Municipal, da Prefeitura de Vinhedo, que compreende estrutura física composta por aproximadamente 80 quilômetros de cabeamento de fibra óptica e por cerca de 70 estações para transmissão de sinal via rádio na cidade. Esta estrutura também é a que, hoje, interliga todos os prédios públicos e de atendimento aos moradores numa rápida e segura rede de transmissão de dados.

    Hoje, por meio do SIM, Prefeitura de Vinhedo proporciona diversos serviços aos vinhedenses, entre eles, o SIM Empresa Fácil, que facilita o processo de abertura de empresas; o SIM Educação, onde é possível solicitar a inscrição de crianças aos Centros de Educação e o transporte universitário gratuito, bem como acompanhar as notas e controle de presenças dos estudantes; o SIM Saúde, com marcação de consultas em clínica básica pela internet; o cadastro ao uso das piscinas municipais e às modalidades esportivas e culturais oferecidas de graça pela Prefeitura; e cadastro habitacional; cadastro para acesso gratuito à internet, entre outros serviços.

    Por conta desse avanço tecnológico, representantes de outros municípios têm visitado Vinhedo para colher informações. Além disso, a Prefeitura e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações estão dialogando sobre a possibilidade de Vinhedo se tornar município piloto no Plano Nacional Internet das Coisas, que está em fase de elaboração. O órgão federal se interessou em fazer da cidade uma plataforma em projetos de tecnologia relacionados à Iluminação Pública; Trânsito; Saúde (Vinhedo já avança em projetos como o prontuário eletrônico e computadores interligados nas UBSs), e Educação, com a possibilidade da utilização de tablets em sala de aula.

    Esse programa prevê um aporte financeiro nos próximos 15 anos de mais de R$ 130 bilhões.