Com entrega prevista ainda para este ano, prosseguem as obras da UBS ‘Dr. Meirelles’, na região da Capela – Prefeitura de Vinhedo

Prefeitura de Vinhedo

  • Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019:

    clique aqui e participe
  • Prefeitura

    + notícias

    Com entrega prevista ainda para este ano, prosseguem as obras da UBS ‘Dr. Meirelles’, na região da Capela

    Prefeito Jaime Cruz visitou as obras nesta quinta-feira, 9; UBS abrigará o início do Programa Estratégia Saúde da Família, mais conhecido como Médico da Família






    Com entrega prevista ainda para este semestre, prosseguem em ritmo acelerado as obras da nova Unidade Básica de Saúde na Vila Garcez, no Bairro da Capela, que estão na fase de acabamento. Denominada ‘UBS Dr. José Osmar Meirelles dos Santos’, funcionará ao lado do Complexo Educacional Norberto Elias, na Rua Agenor de Matos. Nesta quinta-feira, 9, o prefeito Jaime Cruz esteve no local conferindo o andamento dos trabalhos.

    “Essa será a maior Unidade de Saúde Básica de Vinhedo, por onde vamos começar o Programa Estratégia Saúde da Família, isso mesmo, o médico vai na sua casa. Essa UBS terá capacidade para atender até 16 mil pessoas, sendo que 4 mil serão pelo Estratégia Saúde da Família, que pretendemos, futuramente, ampliar para toda a cidade”, destacou o prefeito Jaime Cruz, que visitou as obras acompanhado do secretário de Saúde, Alexandre Viola.

    Por iniciativa do prefeito Jaime Cruz, o local será denominado UBS Dr. José Osmar Meirelles dos Santos. É uma forma de homenagear o médico vinhedense Dr. José Osmar Meirelles dos Santos com o nome desta Unidade e, mais do que isto, com o espaço em que se dará o início do Programa Estratégia Saúde da Família em Vinhedo, isso por seu histórico como médico da família vinhedense.

    A proposta do prefeito Jaime Cruz, de homenagem ao ‘Dr. Meirelles’, foi aprovada pela Câmara de Vereadores e deu origem à Lei Municipal 3822/18.

    O pedido de construção de uma nova unidade na Capela foi intensificado pelo prefeito Jaime Cruz, quando assumiu a Prefeitura de Vinhedo, em 2014. A obra é financiada com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; licitada e executada pelo Governo do Estado e, depois de concluída, será entregue ao município de Vinhedo.

     

    A obra  

    A nova Unidade de Saúde está inserida no programa do governo – UBS 2. Terá 819 m² de área construída e será composta por duas salas de espera, recepção, fraldário, sanitários masculino, feminino e adaptados, nove consultórios para atendimento de pacientes, sendo um odontológico, sala de curativo, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta laboratorial, sala de atividade coletiva, sala de trabalho para agendes comunitários, sala de dispensação e estoque de medicamentos.

    Contará ainda com sala de observação para três leitos com banheiro, sala de prontuário, sala administrativa, sala de trabalho para agentes comunitários, sala de expurgo, sala de lavagem e desinfecção química, sala de esterilização, sala para descarte de resíduos, área de esterilização, almoxarifado, copa, espaço coberto para atividade e playground.