Prefeitura de Vinhedo

  • Renegocie suas dívidas na Prefeitura

    Conheça o Programa Especial de Regularização Fiscal
  • Assistência Social

    + notícias

    Prefeitura promove comemoração de encerramento do ano com usuários dos programas Bem Viver e Quero Vida

    Vinhedo ocupa posição de destaque no Brasil quando o assunto é qualidade de vida para a população idosa






    A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove a partir da próxima semana as comemorações de encerramento do ano com os integrantes dos núcleos Bem Viver da Terceira Idade e também com os usuários do programa Quero Vida e seus familiares.

    “É o momento de celebrar por mais um ano de trabalho, mais um ano juntos. E temos motivos para isso. Em Vinhedo, a rede de atendimento para a população idosa está muito bem estruturada, tanto no que se refere à saúde, quando em relação ao convívio social. Temos equipes capacitadas para dar a assistência necessária aos nossos idosos, atuando em programas como o Grupo Bem Viver e o Quero Vida”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    As comemorações de encerramento dos núcleos do Bem Viver ocorrem nos dias 10, 12 e 14, e são voltados aos participantes do projeto. Já para o projeto Quero Vida, as ações são voltadas a usuários e convidados. Haverá um almoço de confraternização no dia 18, com direito a apresentações culturais, e um evento no dia 19 de visitação e confraternização com seus familiares no dia 19 (confira abaixo a programação completa).

    Vinhedo ocupa posição de destaque no ranking nacional de Qualidade de Vida para as cidades entre 50 mil e 100 mil habitantes, com a segunda colocação no levantamento realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon/Fundação Getúlio Vargas, resultado da estrutura criada na cidade para atender as necessidades básicas de vida para as pessoas com 60 anos ou mais.

    Conforme salientou a secretária de Assistência Social e vice-prefeita, Claudinéia Vendemiatti Serafim, os grupos Bem Viver da Terceira Idade, criados com o objetivo de valorizar a vitalidade dos idosos, contam com unidades no Jardim Três Irmãos, Jardim São Matheus (núcleo-sede) e na Capela. Juntas, as três unidades recebem mais de mil idosos oferecendo convívio semanal, com a realização de bingos, atividades esportivas, culturais e musicais, rodas de conversa, feiras de variedades e festas temáticas.

    Já o Quero Vida atende atualmente 28 idosos que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social. Eles participam de atividades socioeducativas, de lazer e cultura e de interação social.  Ampliado em 2016, a unidade aumentou sua capacidade para atender até 50 pessoas, que passam o dia inteiro no local. Os assistidos recebem refeições, cuidados com a higiene bucal e são estimulados com atividades adaptadas esportivas, de artesanato, horta e oficinas em geral. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar formada por cuidadoras, técnicos em enfermagem, enfermeira, nutricionista, merendeira, auxiliar de merendeira, assistente social, psicóloga, profissional de educação física, além de pessoal de limpeza e voluntários.

     

    Programação de Encerramento da Terceira Idade e Quero Vida:

    10/12 – 14h- Comemoração de Encerramento 3ª Idade Núcleo Capela

    12/12 – 14h- Comemoração de Encerramento 3ª Idade Núcleo Sede

    14/12 – 14h- Comemoração de Encerramento 3ª Idade Núcleo Três Irmãos

    18/12 – 11h30 – Almoço de confraternização Quero Vida com apresentações culturais (11h – Palhaço Duilho e Anderson Bicudo // 14h – Coral Bem Viver) (Atividade para convidados)

    19/12 – 18h30 às 20h – Visitação/Confraternização das famílias do Quero Vida (atividade para convidados)