Prefeitura de Vinhedo

  • Renegocie suas dívidas na Prefeitura

    Conheça o Programa Especial de Regularização Fiscal
  • Saúde

    + notícias

    Prefeitura inaugura a ‘UBS Dr. Meirelles’ neste sábado, 12, e inicia implantação do novo Sistema de Saúde na Capela

    Por meio dessa unidade, a Administração Municipal começará as ações do Programa Estratégia Saúde da Família






    Neste sábado, 12, às 10h, a Prefeitura de Vinhedo inaugura a ‘UBS Dr. Meirelles’, na Vila Garcez, região da Capela. O atendimento à população tem início já na segunda-feira, 14, marcando o início das ações para implantação do novo Sistema de Saúde da Capela, bem como do Programa Estratégia Saúde da Família. Logo depois da inauguração, ainda no final de semana, o prédio passará por mais um processo de higienização.

    “A UBS Dr. Meirelles, maior da cidade, é um marco para a Saúde do município, não somente por se tratar de um espaço amplo e uma obra moderna, mas também porque será a partir dessa unidade que começaremos o Programa Estratégia Saúde da Família, popularmente conhecido como Médico da Família, que em breve planejamos ampliar para toda a cidade”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    Fruto de uma parceria entre o Estado e a Prefeitura, a ‘UBS Dr. Meirelles’, nome sugerido pelo prefeito Jaime Cruz como homenagem ao médico José Osmar Meirelles dos Santos, falecido em 2017, terá capacidade para atender até 16 mil pessoas, sendo 4 mil pelo Estratégia Saúde da Família. A entrega do prédio ao município ocorreu dia 12 de dezembro. Foi construída pelo Estado em terreno da Prefeitura. A Administração Municipal fará a gestão da UBS.

    A nova UBS tem 819 m² de área construída e é composta por duas salas de espera, recepção, fraldário, sanitários masculino, feminino e adaptados, nove consultórios, sendo um odontológico, sala de curativo, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta laboratorial, sala de atividade coletiva, sala de trabalho para agendes comunitários, sala de dispensação e estoque de medicamentos.

    Conta ainda com sala de observação para três leitos com banheiro, sala de prontuário, sala administrativa, sala de trabalho para agentes comunitários, sala de expurgo, sala de lavagem e desinfecção química, sala de esterilização, sala para descarte de resíduos, área de esterilização, almoxarifado, copa, espaço coberto para atividade e playground.

     

    Mudanças

    O atendimento que era feito na UBS Von Zuben será transferido para a UBS Dr. Meirelles. Nesta semana, os funcionários que trabalharão em novo endereço passam por uma nova etapa de treinamento, feita em parceria com o Estado. O prédio da UBS Von Zuben, por sua vez, passará por uma readequação para, em breve, abrigar o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, que hoje funciona no Jardim Bela Vista.

    O passo seguinte, após o CAPS mudar de endereço, será a reformulação do prédio, no Jardim Bela Vista, onde o serviço funciona atualmente, que abrigará o atendimento de atenção básica feito hoje na Policlínica (clínico geral, ginecologista, pediatra e dentista). A Prefeitura, ainda, avalia a possibilidade de incluir na Policlínica, com a mudança, os serviços de Fisioterapia, que hoje são realizados num prédio locado pela Prefeitura.