Prefeitura de Vinhedo

  • Renegocie suas dívidas na Prefeitura

    Conheça o Programa Especial de Regularização Fiscal
  • Prefeitura

    + notícias

    Prefeito Jaime Cruz inaugura a maior UBS da cidade, por onde terá início o Programa Estratégia Saúde da Família

    UBS Dr. Meirelles recebe o atendimento que até dezembro era feito na UBS Von Zuben






    O último sábado, dia 12, foi histórico para a cidade de Vinhedo. Na oportunidade, o prefeito Jaime Cruz inaugurou a Unidade Básica de Saúde Dr. José Osmar Meirelles dos Santos, localizada na Vila Garcez, região da Capela. A UBS, além de ser a maior da cidade, com capacidade para atender até 16 mil pessoas, começou a funcionar nesta segunda-feira, 14, juntamente com o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), ação focada na Saúde Preventiva.

    Durante a inauguração, o prefeito Jaime Cruz destacou a importância do trabalho que será feito a partir da nova UBS. “Construir um prédio não é o mais difícil. O desafio é colocar vidas aqui dentro para trabalhar, é cuidar de pessoas como fazemos. É um prédio grande, bonito e moderno sim, mas para colocar em funcionamento é necessário muito planejamento. E para isso, estamos trabalhando arduamente, buscando novas empresas e tendo responsabilidade com o dinheiro do povo”, salientou o prefeito Jaime Cruz.

    “Com o Estratégia Saúde da Família, que funcionará a partir desta UBS, inicialmente atenderemos 4 mil pessoas em suas casas, com equipes altamente qualificadas, cumprindo mais um dos pontos de nosso plano de governo”, completou o prefeito Jaime Cruz, que na oportunidade aproveitou para apresentar a equipe que atuará no local.

    Participaram também do evento a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti Serafim; os secretários municipais de Saúde, Flávio Moreira; de Governo, Adriano de Souza; de Administração, Adriano Corazzari; da Fazenda, Jorge Torrezin; de Educação, Gil Lorenzon; de Serviços, Márcio Melle; de Segurança, Osmir Cruz; de Obras, Renato Shishido; de Negócios Jurídicos, Matheus Galbes; de Esportes e Lazer, Val Souza; de Meio Ambiente e Urbanismo, Juliano Ferraguti; e o Controlador Geral, Elvis Tomé.

    Também presentes a sra. Esmeralda Meirelles, esposa de Dr. Meirelles, que faleceu 2017 e que, por sugestão do prefeito Jaime Cruz, deu nome à nova UBS. Ela recebeu uma homenagem das mãos do prefeito Jaime Cruz. Brígida Meirelles e Olympio Meirelles, filhos do ilustre médico, também estiveram presentes. A inauguração contou ainda com a presença da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Aparecida Maciel, e do vice, Getúlio de Souza; e dos vereadores Edu Gelmi, presidente da Câmara; Carlos Florentino, Geraldinho Gangussú, Nil Ramos e Paulinho Palmeira.

    “Este momento fará parte da história de Vinhedo. É um prédio moderno, equipado com o que há de melhor. E com o Programa Estratégia Saúde da Família, estamos plantando uma sementinha, que crescerá bastante e dará frutos”, destacou o secretário de Saúde, Flávio Moreira.

    Logo após a cerimônia de inauguração, o prefeito Jaime Cruz e o público presente percorreram as instalações. Construída em parceria entre o Estado e a Prefeitura, a nova UBS tem 819 m² de área construída e é composta por duas salas de espera, recepção, fraldário, sanitários masculino, feminino e adaptados, nove consultórios, sendo um odontológico, sala de curativo, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta laboratorial, sala de atividade coletiva, sala de trabalho para agendes comunitários, sala de dispensação e estoque de medicamentos.

    Conta ainda com sala de observação para três leitos com banheiro, sala de prontuário, sala administrativa, sala de trabalho para agentes comunitários, sala de expurgo, sala de lavagem e desinfecção química, sala de esterilização, sala para descarte de resíduos, área de esterilização, almoxarifado, copa, espaço coberto para atividade e playground.

    Esta UBS recebe, já a partir desta segunda-feira, 14, o atendimento que era feita na UBS do Jardim Von Zuben. Nesta mesma data, já começam os trabalhos do ESF, novo formato de atendimento em Vinhedo, com equipes formadas por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). O atendimento será em uma área delimitada, no entorno da UBS, e a ideia é que seja ampliado progressivamente até atender o município todo.